Descoberta anã marrom mais fria até o momento

Descoberta anã marrom mais fria até o momento
Crédito da imagem: NASA, ESA e G. Bacon (STScI)
Quarta, 9 de março de 2011.


Uma estrela-anã marrom, a 75 anos-luz da Terra, registrou um novorecorde de queda de temperatura. Na verdade, sua temperatura é tão baixa que está quase igual à da xícara de chá que está em cima da minha mesa. Senhoras e senhores, conheçam CFBDSIR J1458+1013B, a estrela fracassada* de 100 graus Celsius.
Um grupo de astrônomos liderados por Michael Liu, da Universidade do Havaí, usou o incrível alcance das lentes ópticas adaptáveis doTelescópio Keck II em Manua Kea para rastrear a emissão infravermelhaextremamente débil desta anã marrom. Ela existe como uma anã marrom binária, orbitando com sua parceira, a CFBDSIR J1458+1013A, o que revela um raro tipo de anã marrom, o objeto mais débil localizado até agora, cuja massa seria entre 6 e 15 vezes maior que a massa de Júpiter.
Você já deve ter ouvido referências às anãs marrons como “estrelas fracassadas”, já que não têm massa suficiente para sustentar a fusão nuclear em seu núcleo. Também não podem ser chamadas de “planetas”, já que não exibem diferenciações químicas em profundidade nem fluxos convectivos, uma qualidade típica das estrelas. Entretanto, elas existem em uma espécie de limbo estelar: não são nem estrela, nem planeta, apesar de exibir características de ambos.
Entretanto, os astrônomos ainda classificam as anãs marrons por seu tipo espectral (uma escala de letras atribuída à luminosidade da estrela), relacionado à temperatura. Na extremidade mais baixa e fria da escala, emitindo comprimentos de onda infravermelhos, estão as estranhas anãs marrons.
Até agora, as mais frias anãs marrons observadas existiam na parte mais baixa da escala, com a classe espectral “T”. Teoricamente, existe uma classe “Y” que seria ainda mais fria do que as anãs marrons classe T, e sua temperatura estaria abaixo dos 225 graus Celsius.
Mais parecida com um planeta? Ou com uma estrela?
Apesar de candidatas à classe Y terem sido localizadas com outros instrumentos, o telescópio Keck impôs uma restrição bem acentuada à temperatura da CFBDSIR J1458+1013B, e parece que esta anã marrom possui mais características de um planeta do que de uma estrela, com uma temperatura de 97 graus Celsius.
Será que a CFBDSIR J1458+1013B seria o elo perdido entre estrelas e planetas? Como podemos classificar este objeto? É mais parecido com Júpiter ou com o Sol?
Normalmente, existe água em estado gasoso na atmosfera das anãs marrons. Mas em uma temperatura tão baixa, espera-se que a água naatmosfera das anãs marrons se condense e forme nuvens. Apesar de ser complicado detectar água condensada na atmosfera dessas anãs, certamente ela é uma grande candidata à classe Y.
Afinal, a CFBDSIR J1458+1013B é a anã marrom mais fria em nossavizinhança cósmica e pode nos ajudar a entender em que ponto uma estrela se torna uma estrela, e um planeta se torna um planeta.
*Apesar de as anãs marrons serem conhecidas como “estrelas fracassadas”, gosto de me referir a elas como “planetas demasiadamente bem-sucedidos”.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas