Você sabe do que é feito e como é feito o chiclete?





  É claro que você já mascou chiclete principalmente quando era criança! Mas você sabe de onde é feito chiclete? Como é feito?







    Eu, já ouvi pessoas dizendo que o chiclete vem do couro do boi...mas é claro que não é feito assim, pelo menos não hoje em dia!







Arvore e resina do sapotizeiro - Fonte: Internet
      O chiclete não é uma coisa tão nova assim, antigamente, a um tempo que até hoje não se estima, os povos gregos tinham o costume de mascar resina de arvores, os mesmos usavam para estimular a salivação e assim limpar os dentes! Antes da colonização, no continente americano, a colonização europeia tinha o costume também, porém mascavam o látex do sapotizeiro, e era usada pelos Maias e Astecas e outras civilizações, e os mesmos davam o nome de Chicle.







  

       O chiclete que nós conhecemos hoje, surgiu no ano de 1872, quando Thomas Adams, fabricou o primeiro lote de chicletes em formato de bolas, porém estes não eram feitos de sapotizeiro, e sim aromatizado com resinas naturais do extrato de alcaçuz.

Planta de alcaçuz






    Após a segunda guerra mundial, a substancia natural foi substituída por substancias sintetizadas, do refino do petróleo, pois a natural era muito cara.





 



   



Aquele mito que citei acima, que com toda certeza muitos já ouviram : "Chiclete vem do couro do boi", não se sabe ao certo por que os povos mais antigos diziam aquilo, porém, um hipótese que tenho, ao ver muitas crianças mastigando a guloseima, e assim estragando seus dentes, um mito foi criado em cima disso, e para que as mesmas parassem de mastigarem, eles "ligaram" o mastigação, com o ato de digestão da vaca e do boi, a ruminação, e como os gestos e esforços se parecem utilizaram deste álibi, e também pelo fato do boi ter uma parte "molenga" e seu pescoço, juntaram tudo e criaram esse mito!

      Pois se fossem feitos do boi provavelmente não teriam toda a validade que tem, e não compensaria, pois seria preciso ter muitos bois, coisa que antigamente, se tinha, mas se pensar muito antigamente, não eram todos os lugares que conheciam o animal e o modo de fazer !







   A goma de mascar é a matéria prima do chiclete, mas você sabe a diferença entre a goma de mascar e o

chicle de bola?

     Além da goma ser a base para o chiclete, o chiclete de bola tem um plástico, em geral o acetato de polivinila, que faz você soltar bolinhas por ai !



     Quer ver como é preparado o chiclete? Passo a passo :



    




http://www.interamais.com.br/2014/05/voce-sabe-do-que-e-feito-e-como-e-feito.html

Comentários

Postagens mais visitadas