Sem divulgar, McDonald's vende arroz e feijão no Brasil

Prato tradicional é oferecido nas lojas próprias da rede desde 2010.
Segundo rede, prato não é anunciado por não fazer parte da 'estratégia'.

Do G1, em São Paulo
McDonald's (Foto: Divulgação)McDonald's diz que oferece arroz e feijão aos clientes
desde 2010 (Foto: Divulgação)
Praticamente ninguém sabia, mas é possível comer arroz e feijão nas lojas McDonald's do Brasil desde 2010, informou nesta terça-feira (13) a Arcos Dorados, controladora dos restaurantes da rede no Brasil e na América Latina.
O "item secreto" do cardápio foi confirmado pela empresa após reportagem da "Bloomberg" revelar que a rede possui uma lista de pratos executivos com arroz e feijão que fica escondida embaixo do balcão somente para os clientes que solicitarem.
Procurado pelo G1, o McDonald's informou que os pratos executivos com arroz e feijão são comercializados desde 2010 nos restaurantes próprios da rede, desde que solicitados pelo cliente.
“Servimos para o cliente o que servimos internamente e vice-versa. O prato, no entanto, não é e nem deve ser anunciado pela loja, já que não faz parte da "estratégia de marketing" e nem é a especialidade do McDonald´s”, disse, em comunicado, Ana Apolaro, diretora de recursos humanos do McDonald’s.
Com o título "O lanche feliz brasileiro que o McDonald's não quer mostrar", a reportagem da Bloomberg afirma que o McDonald's passou a fornecer o prato depois que funcionários rejeitaram o cardápio regular de hambúrgueres e batata frita nos intervalos do expediente e apresentaram uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho.
Segundo a agência de notícia, ainda que os pratos executivos sejam mantidas em segredo, eles estão à venda no intuito de evitar as críticas de que a rede esteja servindo refeições especiais aos funcionários que os clientes não podem comprar.
Além do arroz com feijão, cada prato executivo vem com a opção dos hambúergueres de frango, peixe ou carne bovina servidos no cardápio regular e uma salada. Segundo o McDonald's, a refeição custa R$ 23.
A reportagem da Bloomberg lembra que, em 2012, um termo de ajuste de conduta com o Ministério Público do Trabalho exigiu que a operadora Arcos Dorados fornecesse refeições tradicionais sem custo a seus funcionáriospara poder solicitar a redução do imposto de renda.
Presente em mais de 100 países, o McDonald's tem procurado oferecer comida adaptada aos gostos locais. Na China, por exemplo, são oferecidos pratos com arroz. Em Hong Kong, o cardápio inclui bolo de feijão vermelho. Veja exemplos
Como patrocinadora da Copa do Mundo, o McDonald's lançou neste mês uma linha de sanduíches com ingredientes para homenagear 7 países participantes: Brasil, Argentina, Espanha, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos.

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