Música "Desculpe, Neymar" gera polêmica ao criticar a Copa no Brasil

desculpa-neymar-copa-brasil
“Desculpe, Neymar/ Mas nesta Copa eu não torço por vocês…/ Enquanto a Fifa se preocupa com padrões/ Somos guiados por ladrões/ Que jogam sujo pra ganhar/ Parreira, eu vi/ Aquele tetra fez o povo tão feliz/ Mas não seremos verdadeiros campeões/ Gastando mais de 10 bilhões/ Pra fazer Copa no país”.
Entusiasta de futebol, mas insatisfeito com a forma como a Copa do Mundo vem sendo levada no país, Edu Krieger compôs a música “Desculpe, Neymar”, em que faz críticas à organização do evento.
Incomodado com a falta de expressão por parte da classe artística sobre o assunto, o cantor fez sozinho a letra, os arranjos e a gravação, e publicou o resultado no YouTube — que, em dez dias, teve quase 30 mil acessos (veja o vídeo abaixo). Sem procurar exatamente produzir uma “canção de protesto”, ele teve o cuidado de tentar transmitir uma leveza na música.
— Não chega a ser um protesto, é uma letra que tem um certo tom de lamentação. Sempre fui fã da seleção e, de repente, me vi desconfortável em torcer e participar dessa festa. Acho que a forma como a gente organizou tudo foi a pior possível, principalmente se levarmos em conta a contradição entre o que nos foi prometido na época da campanha para a Copa e o que de fato foi feito — explica. — Quando me posiciono através dessa canção, estou expressando um lamento por não ter o entusiasmo que eu gostaria de ter em relação ao evento.
Edu, que atualmente acompanha Ana Carolina em sua nova turnê por todo o Brasil, procura fazer shows com o seu trio quando sobra tempo. Ao lado do irmão, Fabiano Krieger, e do flautista PC Castilho, Edu conseguiu uma brecha para se apresentar no Rio Scenarium no dia 8 de abril, e promete incluir “Desculpe,” Neymar” no repertório.
— Vou mostrar minha opinião ao vivo sim, acho que faz parte da proposta. Me parece que as pessoas estavam precisando de algum estímulo artístico para se manifestar. Fiz uma música porque me expresso melhor através da canção do que de um texto. E não vejo como algo agressivo, que possa desmerecer o trabalho dos jogadores ou da comissão técnica. Nessa Copa, não temos músicas contra o evento, mas também não temos nenhuma clara a favor. Acho que há uma insatisfação generalizada, e a classe artística está neutra, meio anestesiada.
Ouça a música no vídeo abaixo:
Veja a letra da música “Desculpe, Neymar”:
Desculpe, Neymar
Mas nesta Copa eu não torço por vocês
Estou cansado de assistir ao nosso povo
Definhando pouco a pouco
Nos programas das TVs
Enquanto a FIFA se preocupa com padrões
Somos guiados por ladrões
Que jogam sujo pra ganhar
Desculpe, Neymar
Eu não torço desta vez
Parreira, eu vi
Aquele tetra fez o povo tão feliz
Mas não seremos verdadeiros campeões
Gastando mais de 10 bilhões
Pra fazer Copa no país
Temos estádios lindos e monumentais
Enquanto escolas e hospitais
Estão à beira de ruir
Parreira, eu vi
Um abismo entre Brasis
Foi mal, Felipão
Quando Cafu ergueu a taça e exibiu
Suas raízes num momento tão solene
Revelou Jardim Irene
Um retrato do Brasil
A primavera prometida não chegou
A vida vale mais que um gol
E as melhorias onde estão
Foi mal, Felipão
Nossa pátria não floriu
Eu sei, torcedor
Que a minha simples e sincera opinião
Não vai fazer você, que ganha e vive mal
Deixar de ir até o final
Junto com nossa seleção
Mesmo sem grana pra pagar o ingresso caro
Nunca vai deixar de amar o
Nosso escrete aonde for
Eu sei, torcedor
É você quem tem razão

Comentários

Postagens mais visitadas