Porque enxergamos mal no escuro?

Diferente de outros animais,  o ser humano enxerga muito mal na ausência de luz. Mas porque isso acontece? Por que felinos tem melhor visão durante a noite? Algumas pessoas tem melhor visão no escuro do que outras? Saiba a reposta para essas perguntas a seguir, e descubra algumas curiosidades a respeito do olho humano. A cena é típica, um indivíduo acorda no meio da noite, em seu quarto, numa casa que acabou de se mudar, portanto não sabe ao certo onde está o interruptor para acender a luz e ir ao banheiro. Nessa situação, o que todos fazem de forma intuitiva, é procurar no escuro pela luminescência do interruptor, que brilha graças a um efeito chamado fotoluminescência, devido o sulfeto de zinco presente em sua composição. Porém a pessoa percebe que consegue enxergar melhor com a visão periférica no escuro, porque isso acontece?     

Como enxergar no escuro
Acordado no quarto escuro

A resposta é simples, o olho humano possui dois tipos de células que nos faz enxergar: Os cones, responsáveis pelas cores, e os bastonetes que funcionam melhor no escuro, e se concentram nas extremidades de cada olho, por isso podemos enxergar melhor em ambiente de pouca luz se olharmos com o canto dos olhos. Os bastonetes precisam de pouca luz para serem sensibilizados, entretanto não formar imagens coloridas, é por isso que dificilmente distinguimos cores no escuro, pois estamos usando os bastonetes para enxergar nesse ambiente. Algumas pessoas possuem maior concentração de bastonetes do que outras, e isso se deve a um fator genético, no entanto a diferença não é tão significativa de um indivíduo para outro, o que torna a capacidade de enxergar em ambientes de pouca luz igual para todos.  

Zoom olho
Visão aproximada do olho humano

Os felinos possuem possem três vezes mais células bastonetes do que nós humanos, e ainda por cima, possuem uma estrutura refletora em seu olhos - chamada região tapetal - que provoca maior estimulação dos receptores responsáveis por enxergar as cores e formas, isso faz com que eles tenham uma visão com algo entre 40% e 50% melhor em ambientes com pouca luz. Além disso, suas pupilas possuem maior dilatação, o que possibilita a melhor absorção de luz. No entanto, quando expostos ao sol, os felinos sofrem a redução das pupilas para contrabalancear a hipersensibilidade a luz, e assim perdem a capacidade de enxergar bem de longe e de distinguir as cores com precisão, portanto nós, humanos, temos vantagem em relação aos felinos quando o assunto é enxergar durante o dia.      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe do que é feito e como é feito o chiclete?

A Verdade Sobre Chris McCandless, “Na Natureza Selvagem”

Os seis pratos mais sádicos de todo o Mundo