Carro com motor elétrico incorporado nas rodas


Quando se trata de inovações automotivas, o motor elétrico talvez tenha sido subestimado, agora eles podem ser instalados diretamente nas rodas.

Na Society of Automotive Engineers World Congress 2013, a Protean Electric revelou o motor in-wheel, projetado para ser emparelhado com um motor a gasolina como parte de um sistema híbrido, bem como utilizado em veículos totalmente elétricos. 

Ao contrário do sistema tradicional, onde a potência é transmitida através de eixos que dependem de várias configurações de transmissão e diferencial, os motores elétricos nas rodas tem a capacidade de responder individualmente de forma instantânea. Eles podem produzir energia exatamente quando e onde for necessário, conforme for determinado por uma variedade de sensores, ajustes de desempenho, entradas do acelerador e as condições da estrada.

Os novos motores da Protean Electric proporcionam um aumento de 25% no pico de torque em comparação com os motores da geração anterior, esses pequenos milagres da eletricidade são agora capazes de fornecer 1.000 Nm (735 lb.ft) de torque e 75 kW (100 hp) de potência para cada roda. Esses números superam todas as alternativas que existem atualmente.

Residindo no espaço existente no centro das rodas, cada motor pesa apenas 31 kg. Não seria apenas mais torque disponível, mas a empresa também promete um aumento na economia de combustível de 30 por cento, tudo depende do tamanho da bateria e as condições de condução. Até 85% da energia cinética pode ser recuperada.
O sistema pode ser adaptado em plataformas de veículos já existentes ou adaptado facilmente para caber em projetos mais recentes.

Foi concedido a Protean Electric 27 patentes de tecnologia e design. Ela recebeu do Fórum Econômico Mundial o prêmio de Pioneiros em tecnologia 2012 e uma reportagem na revista Car and Driver, listou ela como uma das dez tecnologias mais promissoras para 2013.

Veículos atuais em demonstração inclui, um Vivaro cargo van, uma Trumpchi, uma Ford F150 e um BRABUS Mercedes-Benz E-Class com recursos híbridos (1ª foto).

Por que se preocupar com a entrada de ar frontal, sistema de escape e modificações turbo para ter alguns cavalos a mais de potência, quando se pode localizar estrategicamente quatro motores discretos, um em cada roda? Isso também terá um forte impacto no design externo dos carros.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas