NASA encontra veículo espacial perdido no lado escuro da Lua


Nasa-encontra-veiculo-perdido-lado-escuro-lua-discovery-noticias-post01
Cientistas da NASA encontraram o ponto de impacto (foto acima) de uma sonda espacial colocada em órbita no começo da década de 1960. Felizmente, ela não estava repleta de “Decepticons”. Acredita-se que seja o Lunar Orbit 2, sonda extraviada em 1967 durante sua passagem pelo lado mais distante da Lua, quando desapareceu do âmbito de visão do telescópio.
A função principal do Lunar Orbit 2 era documentar as regiões da Lua mais adequadas para a realização das missões Apollo e Surveyor. Durante seu percurso, a sonda enviou um total de 609 imagens de alta resolução e 208 imagens de resolução média. Entre elas, inclui-se a famosa cratera de Copérnico (foto abaixo), considerada por muitos a fotografia do século.
Embora tenha sido derrubado intencionalmente em 11 de outubro de 1967, os cientistas ainda não haviam localizado o ponto de impacto.
A NASA estima que o local da queda foi encontrado pela sondaLunar Reconnaissance Orbiter (LRO),  que atualmente traça mapas da superfície lunar com um nível de detalhamento sem precedentes. Até o momento, a sonda espacial já compilou mais de 192 terabytes de informações, o equivalente a 41 mil DVD cheios de imagens e mapas. Uma de suas descobertas mais importantes é o ponto mais frio do nosso Sistema Solar: uma cratera no Polo Norte da Lua, que registrou 248 graus abaixo de zero. Brrrr!
Confira outras imagens captadas pelo LRO:
Nasa-encontra-veiculo-perdido-lado-escuro-lua-discovery-noticias-post02
Nasa-encontra-veiculo-perdido-lado-escuro-lua-discovery-noticias-post03

Comentários

Postagens mais visitadas