A morte de Amy foi inevitável?

Fue la muerte de Amy Winehouse inevitable 
Crédito: iStockphoto/Thinkstock
Terça, 26 de julho de 2011

A problemática cantora britânica Amy Winehouse foi encontrada morta no fim de semana em seu apartamento, gerando especulações sobre como morreu. A polícia ainda não determinou a causa da morte e as circunstâncias ainda não foram esclarecidas. Winehouse pode ter morrido por uma série de coisas: suicídio, homicídio e até uma condição médica desconhecida.
Mas a suposição popular, é claro, é que ela morreu devido a uma overdose de drogas (o adendo implícito é que ninguém deveria ficar surpreso por Winehouse ter morrido aos 27 anos).
Como uma reportagem da ABC News observou, a cantora entrou e saiu de clínicas de reabilitação diversas vezes, e até cantou canções sobre sua resistência em procurá-las. Em junho de 2008, foi levada às pressas a um hospital depois de desmaiar em casa. Pouco depois, seu pai disse em uma entrevista que ela sofria de enfisema; seus médicos a alertaram que morreria se continuasse usando crack, cocaína e cigarros.
Embora seja tentador presumir que Winehouse morreu de overdose, o fato é que isso é relativamente raro. Apesar das informações antidrogas alarmistas (e simplistas) sugerirem que o uso de drogas inevitavelmente leva à morte, a grande maioria de viciados não morre de overdose. Muito mais gente morre de gripe ou de toxemia do que de overdose, embora em 2005 as overdoses de drogas tenham sido a segunda causa principal de mortes acidentais nos Estados Unidos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.
Na maioria das vezes, o abuso de drogas mata os usuários lentamente, e não por uma overdose repentina. Usuários constantes como Winehouse geralmente estão mental e fisicamente debilitados; ninguém pode olhar para um viciado de longa data de metanfetamina e heroína e achar que escapou ileso do hábito. Pense em todos os músicos famosos que usaram e abusaram de drogas durante décadas, como Ozzy Osbourne, Keith Richards, Steven Tyler, Joe Perry, e muitos outros astros barra pesada que estão bem vivos por aí.
O uso de drogas não é perigoso só pelos efeitos de longo prazo nos próprios usuários (como parada cardíaca, doença mental e cirrose), mas também pelas circunstâncias da própria cultura de drogas, incluindo o uso de violência pelos traficantes.
Em seguida, estão os problemas médicos secundários, como a hepatite, aAIDS contraída por meio de agulhas infectadas, e as mortes que não são causadas pelas drogas em si, mas pelo comportamento do usuário (tais como dirigir um veículo sob a influência de drogas).
É difícil chegar a uma estimativa exata sobre overdoses porque nunca se sabe se foi acidental ou intencional. Uma pessoa que sofre uma overdose pode tê-la escolhido como um método limpo de suicídio, enquanto outra pode ter simplesmente tomado uma droga mais forte (ou mais pura) do que esperava.
Devido ao longo e amplamente documentado histórico de abuso de drogas de Winehouse, é provável que sua morte tenha alguma relação com as drogas. O único consolo neste caso é que, se a cantora de fato morreu de overdose, segundo todas as especulações, sua morte foi uma exceção, e não a regra.

Comentários

Postagens mais visitadas