Porto em Arroio do Sal (RS) será construído por investidores do setor portuário até 2024
Os
investidores do setor portuário querem fazer a inauguração de um porto em
Arroio do Sal para aumentar a movimentação de carga na região, com obras
finalizando até o ano de 2024
O setor portuário é um dos que mais atraem investidores e,
durante este último sábado, (08/01), alguns interessados comentaram sobre o
desejo de construir um porto localizado em Arroio do Sal com obras finalizando
até o ano de 2024. E assim, visando uma expansão maior da movimentação de carga
na região e o crescimento do setor no mercado nacional.
Porto
Meridional de Arroio do Sal atrai investidores para finalização das obras e
inauguração do local até o ano de 2024
O setor privado está cada vez mais de olho no segmento
portuário brasileiro nos últimos anos, em razão do forte crescimento do setor
em relação a outras áreas do mercado nacional. Agora, investidores estão
estudando a ideia da criação do Porto Meridional de Arroio do Sal na região do
Rio Grande do Sul, com o objetivo de fomentar uma expansão na movimentação de
carga na região e tornar o estado ainda mais presente no setor portuário
brasileiro.
O local para a construção do porto já foi adquirido e a DTA
Engenharia Portuária e Ambiental deve executar o projeto, que está com
investimento orçado em R$ 6 bilhões, com uma estrutura capaz de movimentar 50
milhões de toneladas em carga ao ano. Até o momento, os investidores já tiveram
10 milhões de toneladas sinalizadas no futuro porto. A companhia também afirmou
que já realizou o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental e que,
agora, o levantamento foi submetido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e
dos Recursos Naturais Renováveis (lbama).
Oliveira Neto, presidente da DTA, confirmou que, a longo de
2022 será realizado o projeto de engenharia, com o Estudo de Impacto Ambiental
e Relatório de Impacto Ambiental, para dar encaminhamento às licenças
ambientais e que o plano é iniciar as obras em 2023 para que o porto seja
inaugurado no último trimestre de 2024. O executivo também complementou: “E um
projeto singelo, encostado na costa, com uma concepção muito arrojada. vamos
receber navios grandes, que não conseguem entrar em Rio Grande”.
Polo
metalmecânico de Caxias do Sul tem interesse nas obras da construção do porto
de Arroio do Sul para os próximos anos
O Porto Meridional de Arroio do Sul está atraindo diversos
investidores novos e o polo metalmecânico de Caxias do Sul está de olho na
possibilidade de investimentos para a construção do local. A confirmação do
interesse foi dada por Ruben Bisi, vice-presidente de indústria eleito da
Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), diretor de
relações institucionais da Marcopolo e vice-presidente do Sindicato da
Indústria Metalúrgica e de Materiais Elétricos de Caxias do Sul (Simecs).
Caxias do Sul consome 60% do aço enviado ao Rio Grande do
Sul, sendo o terceiro maior consumidor do Brasil, com 22% do custo de produção
de toda a logística dessas operações, o que seria barateado com a construção do
Porto Meridional de Arroio do Sul e os investimentos do polo no projeto, já que
todo o processo de transporte desses materiais seria encurtado e se tornaria
bem mais econômico para o município do Rio Grande do Sul.
Com isso, a empresa DTA Engenharia Portuária e Ambiental
pode contar não só com os investimentos bilionários que estão sendo feitos, mas
também com a parceria do município de Caxias do Sul e, posteriormente, de
outros locais do estado, para que esse porto possa se tornar um grande
empreendimento na região.
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