Nissan quer produzir bateria de carros elétricos livre de cobalto para reduzir o custo de produção em 65%

 

Nissan anuncia plano de US$ 17,6 bilhões para baterias de carros elétricos – fonte: agência AP


A Nissan já está estabelecendo suas metas de sustentabilidade, afirmando que utilizará uma tecnologia livre de cobalto para que a produção de suas baterias tenha um custo de produção 65% menor.

A Nissan revelou, além de sua estratégia de longo prazo, Ambition 2030, e quatro novos conceitos, que está realizando avanços na frente da tecnologia de baterias de íons de lítio de estado sólido para carros elétricos. A fabricante do Japão afirma que introduzirá uma tecnologia livre de cobalto para que o custo de fabricação do produto seja reduzido em 65%, até o ano fiscal de 2028.

Nova fábrica de baterias da Nissan ficará pronta em 2024



2ª Fase do Plano de Eletrificação – Centro-Oeste l Nissan LEAF – reprodução/Youtube


A marca japonesa afirma que até o ano fiscal de 2028, lançará carros elétricos com suas baterias proprietárias de estado sólido total e a fábrica piloto dessas baterias, situada em Yokohama, no Japão, deverá estar pronta já em 2024.

 

O termo “proprietária” e a localização da planta piloto, mostram que a Nissan conta com alguma tecnologia interna. Vale ressaltar que a empresa está envolvida com as baterias de íons de lítio há cerca de 20 anos e ao lado da NEC, produziu suas próprias baterias para carros elétrico por meio da AESC, posteriormente comprada por um parceiro chinês.

 

Ainda não foi confirmado se as baterias de estado sólido usarão a tecnologia de cobalto da marca ou se será uma inovação separada para uma química mais comum sem cobalto, como as de LFP. De acordo com um comunicado, o ASSB será essencial para a ampliação da linha de carros elétricos da marca.

 

Nissan promete resolver um dos maiores empasses do setor de carros elétricos

A japonesa afirmou que suas baterias de estado sólido e sem cobalto contribuirão com o fim de um dos maiores empasses do setor de elétricos, a redução do tempo de carregamento. Além disso, os produtos dobrarão a densidade energética, assim como tornarão os carros elétricos mais eficientes e também mais acessíveis.

 

As estimativas para o setor são incríveis, tendo em vista que a Nissan afirma que o custo da bateria deve descer para US$ 75 por kWh até o ano fiscal de 2028, ou seja, US$ 7.500 por pack de 100 kWh ou apenas US$ 3.750 por 50 kWh.

 

Além disso, também há potencial para que o custo seja menor ainda, apenas US$ 65 por kWh no nível do pack e alcançar a paridade de custos entre carros elétricos e a gasolina de acordo com a japonesa. Sem um custo inicial mais alto e com custos de energia mais baixos, os carros elétricos seriam imbatíveis.

 

130 GWh anuais até 2030

A Nissan destacou que desenvolverá um sistema global de fornecimento de baterias ao lado de seus parceiros como a Envision AESC e potencialmente algumas outras empresas.

 

O sistema servirá para ampliar a capacidade para 52 GWh até 2026, chegando a 130 GWh até o ano fiscal de 2030. Sendo assim, 52 GWh é o equivalente a 650.000-867.000 carros elétricos com baterias de até 80 kWh. Já 130 GWh é o equivalente a até 2,2 milhões de modelos com as mesmas baterias.

 

A empresa também afirmou que, futuramente, os carros e as baterias serão fabricados nos mesmos locais, por meio do uso do conceito Hub EV global.

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