Para descarbonizar indústria naval, Wärtsilä lançará plataforma capaz de alternar entre queima de combustíveis sustentáveis
Plataforma promete reduzir níveis de carbono na indústria naval e remodelar construção naval – créditos: Divulgação
A
fabricante finlandês de tecnologia de ultima geração Wärtsilä lançará sua
plataforma Two-Stroke Future Fuels Conversion de combustíveis sustentáveis
durante o primeiro trimestre de 2022. A MSC Shipmanagement desempenhou um papel
fundamental no desenvolvimento desta plataforma que promete descarbonizar a
indústria naval.
A plataforma de conversão permitirá a conversão rápida e
econômica de motores principais de dois tempos para operar com combustíveis
sustentáveis de queima em forma renovável e limpa. O programa de
desenvolvimento foi recentemente concluído com testes iniciais de motor
bem-sucedidos no laboratório de motores de dois tempos Wärtsilä em Trieste,
Itália.
Plataforma
de conversão da Wärtsilä permitirá que motores da indústria naval possam operar
com GNL e outros combustíveis sustentáveis
Tecnologia Power-to-X e combustíveis futuros que aceleram a descarbonização | Wärtsilä
A Wärtsilä anunciou de forma oficial que lançará
comercialmente sua plataforma Two-Stroke Future Fuels Conversion durante o
primeiro trimestre de 2022. Esta plataforma de tecnologia de combustão de motor
permitirá a conversão de motores principais de dois tempos para operar com
combustíveis gasosos como o GNL dentro da indústria naval.
O lançamento do sistema é um passo importante nos esforços
da indústria naval para realizar operações de embarque descarbonizadas – de
acordo com a Wärtsilä – enquanto o retrofit fácil evitará que os proprietários
tenham que enfrentar longos períodos de fretamento sem locação. A conversão de
retrofit permitirá inicialmente a operação com o combustível GNL atualmente
disponível, com escorregamento “insignificante” de metano do motor.
O design modular deste conceito fornece uma plataforma que
será desenvolvida a fim de permitir a adoção de combustíveis ou misturas de
combustíveis alternativos ‘verdes’ quando eles se tornarem disponíveis
comercialmente, disse Wärtsilä.
Pacote de
conversão da Wärtsilä
O pacote de conversão destina-se a embarcações que operam
com motores de dois tempos controlados eletronicamente com furos grandes e
menores. Uma característica mundial do conceito é um sistema de suprimento de
combustível criogênico, que junto com um novo sistema de injeção fornece
desempenho operacional flexível e otimizado em todas as condições, disse
Wärtsilä.
O conceito pode ser complementado com o Sistema de
Abastecimento de Gás Combustível da Wärtsilä para fornecer uma solução completa
pronta para uso. A Wärtsilä não forneceu detalhes técnicos sobre a tecnologia
de conversão e não especificou o que constituiria um nível de emissão de metano
“insignificante”. Em um anúncio anterior sobre seus futuros motores de GNL, a
Wärtsilä disse que tinha como meta um nível de emissão de CH 4 de 1 g / kWh.
Economia
comprovada
As emissões de metano dos motores do ciclo Otto de queima
única com um motor a diesel podem chegar a 10-40 g/kWh, dependendo da relação
ar-combustível e de outros fatores.
O WinGD usou EGR (apelidado de Controle Inteligente por
Reciclagem de Escape, iCER) para reduzir o deslizamento de metano de seus
motores X-DF bicombustível de baixa pressão.
Os níveis de deslizamento de metano de cerca de 1-1,2 g/kWh
foram estimados para a tecnologia WinGD X-DF2.0. Wärtsilä espera que o primeiro
projeto de conversão comercial seja concluído em meados de 2023.
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