Fabricante chinesa apresenta SUV elétrico com 1000 km de autonomia e recarga em apenas 8 minutos
O carro
elétrico Lucid Air possui um alcance oficial de 834 quilômetros. Foi o maior
alcance de qualquer carro elétrico puro, até que a GAC divulgasse recentemente
o Aion LX Plus, que alcança 1.008 km graças a uma bateria de 144,4 kWh.
A fabricante chinesa de carros elétricos GAC Aion pretende
ser uma das primeiras na China a oferecer uma autonomia NEDC de 1.000 km (~ 621
milhas) com seu novo SUV elétrico LX Plus. O próximo carro elétrico foi
recentemente processado por meio de uma das etapas finais no Ministério da
Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), o que significa que em
breve estará disponível para consumidores no exterior.
Aion se trata de uma marca com foco em “emissão zero” do
Guangzhou Automobile Corporation (GAC) Group. Atualmente, a fabricante possui
cinco modelo de carros elétricos no mercado além do já mencionado SUV elétrico,
incluindo uma versão padrão do LX
SUV
elétrico Aion LX Plus chegará com bateria de 144,4 kWh e autonomia de 1.000 km
Teste do SUV eletrico da Montadora chinesa – crédito:
Reprodução/Youtube
De acordo com um relatório do CnEVPost, o carro elétrico LX
Plus EV da Aion, atingiu a fase de anúncio do produto através do Ministério da
Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). O anúncio do produto é o
principal processo regulatório final para um determinado veículo passar antes
de ser disponibilizado aos consumidores chineses.
O anúncio do produto postado no site do MIIT compartilha
algumas novas especificações da versão Plus do LX SUV elétrico da Aion. Isso
inclui uma bateria de lítio ternária de 144,4 kWh, oferecendo uma densidade de
energia de 205 Wh/kg e uma autonomia NEDC de 1.008 km (~ 626 milhas). O que
pode ser mais interessante sobre a bateria do LX Plus é que ela fornecerá mais
energia e alcance com o mesmo tamanho de pacote do modelo LX atual.
A montadora planeja conseguir isso usando sua tecnologia
proprietária de bateria de célula negativa de esponja de silício, que revelou
ao público em abril passado.
Nova
tecnologia da fabricante chinesa promete o dobro de autonomia e tempo mínimo de
recarga
De acordo com o GAC Aion, a tecnologia de esponja de silício
permite maior densidade de energia, o que pode reduzir o tamanho da bateria em
20% e o peso geral em 14%.
Usando a nova tecnologia no volume atual da bateria do SUV
elétrico Aion LX, o alcance do carro elétrico é capaz de aumentar de 650 km
para 1.008 km dentro da mesma pegada. Detalhes concretos e preços devem vir
durante o Salão do Automóvel de Guangzhou em 19 de novembro, onde o Aion LX
Plus está previsto para ser oficialmente apresentado.
Mercado
de SUVs elétricos com grande autonomia segue em expansão
O alcance do NEDC é indiscutivelmente o mais escorregadio
dos padrões de alcance certificados, mas 1.000 km seria uma façanha, no
entanto. nos Estados Unidos, consumidores tem aplaudido a Lucid Motors por
atingir 834 km de autonomia nos testes da EPA no Dream Edition Range Air. O SUV
elétrico da fabricante chinesa está prometendo um alcance adicional de quase
200 km e de um SUV crossover. 1.000 km é o ponto alto que as montadoras de
veículos elétricos têm escalado na China.
O concorrente NIO parece ter conseguido isso com seu ET7
Sedan, mas usa uma bateria semi-sólida de 150 kWh em vez de um pacote de lítio
ternário. A maioria diria que não necessita de1.000 km, mas é inegável que as
montadoras vem trabalhando para gerar mais autonomia e menos tempo de carga.
Comentários
Postar um comentário