Globo versus Filmes
Despontou de nossa pauta semanal, um vídeo de 2012 do ator Caio Blat, metendo o pau na Globo Filmes (e organizações globo) por conta do monopólio na produção cultural brasileira e participação predatória nas bilheterias como contrapartida de publicidade das obras.
Veja:
Globo filmes e organizações Globo
É sabido que a Globo e suas organizações de mídia impactam milhões de brasileiros, tem melhor tecnologia e os grandes contratos, sejam de verbas federais de publicidade, futebol nacional, grandes eventos como Copa do Mundo e Rock in Rio.
O monopólio parece óbvio. Os atores culturais brasileiros sabem que sem o apoio da Globo é quase impossível emplacar uma produção, tendo em vista seu grande poder de distribuição com mídias por todo país.
É o lugar comum e um tanto de falta de coragem em apostar em caminhos alternativos. Em que os verdadeiros criadores sejam devidamente recompensados em todo processo por sua obra.
Era da colaboração
Vivemos novos tempos e mesmo que a mesma empresa de as cartas do “jogo da cultura”, temos grandes oportunidades de traçarmos novos caminhos.
O trabalho colaborativo somado a conexão mundial em rede digital indicam caminhos interessantes para um novo tipo de publicidade. O brasileiro cada vez mais empreendedor deve diversificar sua forma de produção e distribuição.
Seja filme ou evento, a criatividade em todo processo é diferencial para que tenhamos real liberdade de expressão cultural e respeito ao processo criativo. Não vale força para que a Globo ceda, mas sim para que novos caminhos se fortaleçam.
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