Nova ilha nasce no Mar Vermelho (com video)
O Mar Vermelho tem um novo habitante: uma nova ilha. A ilha foi criada por uma erupção selvagem que ocorreu no Mar Vermelho, no início deste mês.
Ela é feita de restos vulcânicos soltos da erupção, por isso não pode ficar no local por muito tempo. Segundo os noticiários, pescadores testemunharam fontes de lava que atingiram até 30 metros de altura a 19 de dezembro, que foi, provavelmente, o dia em que a erupção começou, disse Erik Klemetti, um vulcanólogo da Universidade Denison, EUA.
Plumas de cinzas foram vistas emanr do local a 20 de dezembro e 22 de dezembro pelo Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) da NASA e pelos satélites Aqua. O Instrumento de Monitoramento de Ozono no satélite Aura, da Nasa detectou níveis elevados de dióxido de enxofre, que indica mais uma erupção.
A 23 de dezembro, o que parecia ser uma nova ilha apareceu no Mar Vermelho, na costa oeste do Iêmen. "Estou surpreso com a rapidez com que a ilha tem crescido", afirmou Klemetti. A atividade vulcânica ocorreu ao longo do Grupo Zubair, um conjunto de pequenas ilhas no local.
Os cientistas vão manter um olhar atento sobre a nova ilha para ver se ela tem o poder de permanecer. "Muitas vezes, as ilhas são efémeras sendo geralmente feitas de restos vulcânicos soltos, sendo então destruídas pela ação das ondas muito rapidamente", disse Klemetti.
Mas a atividade vulcânica poderia ultrapassar a erosão devido à ação das ondas. As ilhas emergentes não são desconhecidas. Outras ilhas recém-emergidas incluem Surtsey na Islândia, Anak Krakatau na caldeira de Krakatoa, na Indonésia, Hunga Tonga e Hunga-Ha`apai em Tonga, no Pacífico Sul.
Comentários
Postar um comentário