O que há em comum entre um carro elétrico de utilização urbana, como o Twizy, e um Fórmula 1? Aparentemente nada, mas a divisão esportiva da Renault, a Renault Sport, decidiu aproximá-los com o protótipo Twizy F1, a última loucura da marca francesa.
O conceito é simples: pega-se num Twizy e nos 17cv do seu pequeno motor elétrico, junta-se-lhe o sistema Kers (de recuperação de energia nas travagens) utilizado nos Fórmula 1, e o resultado é um Twizy de Fórmula 1. A base é a mesma dos monolugares de F1, mas o motor é cem por cento elétrico. Ainda assim, foi devidamente «trabalhado», passado a debitar uma potência de 97 cv às 10.000 rpm, contra os 17 cv e 7.500 rpm do Twizy original.
A tecnologia do Kinetic Energy Recovery System (KERS), ou sistema de recuperação de energia cinética, que recupera a energia das travagens para ser utilizada depois como potência extra, permite ganhar mais 80 cv por um período de 14 segundos. Assim, o Twizy F1 alcança uma velocidade máxima de 110 km/h, contra 85 do modelo de série. Com um peso de apenas 564 kg, o veículo apresenta uma relação de 5,8 kg/cv, ficando muito perto da anunciada para o Renault Sport Mégane de 265 cv, que é de 5,2 kg/cv. A aceleração fica também muito perto à do Mégane RS – perto de seis segundos.
Evidentemente que a aerodinâmica não foi esquecida, saltando à vista os enormes spoiler dianteiro, aileron traseiro e difusores, assim como os pneus, obviamente, mais largos.
No interior não falta um volante inspirado na Fórmula 1, capaz de indicar os tempos de aceleração dos 0 a 50 km/h, de 0 a 100 km/h, de 0 a 50 metros e de 0 a 100 m. Para já, o Twizy F1 não é mais que um mero exercício de estilo, ou seja, sem produção em vista. No entanto não causaria surpresa se a Renault desse luz verde, nos próximos meses, para a produção de um Twizy RS mais potente.
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