Que animal devorou o tubarão de quase 3 metros na Austrália?



Caso semelhante ocorreu também na Austrália em 2009, quando tubarão foi achado com marcas de mordida impressionantes, vindas de outro tubarão com cerca de 6m de comprimento (Foto: Reprodução/YouTube/Everything Best)
Caso semelhante ocorreu também na Austrália em 2009, quando tubarão foi achado com marcas de mordida impressionantes, vindas de outro tubarão com cerca de 6m de comprimento (Foto: Reprodução/YouTube/Everything Best)
As autoridades de Queensland, na Austrália, estão preocupadas após um “monstro” devorar um tubarão de 2,7 m que estava sendo monitorado na região, estipulando que a criatura responsável pelo episódio bizarro pode ter mais de 6 m de comprimento.
De acordo com a emissora “ABC”, banhistas foram alertados para ficarem longe das águas próximas de Stradbroke Island, um destino turístico bastante comum, até que o suposto tubarão gigante seja encontrado.
Em 2009, um caso semelhante ocorreu na mesma região, quando um tubarão com cerca de 6 m atacou outro animal da mesma espécie e, quando pescadores encontraram a carcaça, viram marcas impressionantes de mordida em seu corpo.
Pistas no monitoramento
Cientistas no país agora trabalham para descobrir exatamente qual seria a criatura que teria atacado um tubarão-branco de mais de 2,7 m de comprimento, que tinha recebido um sensor para a realização de monitoramento ambiental.
De acordo com o canal norte-americano “Smithsonian”, peritos estavam monitorando a criatura por quatro meses quando o localizador foi encontrado em uma praia próxima.
Ao analisarem os dados à época, os peritos descobriram que o tubarão estava nadando e que a temperatura do sensor era de cerca de 7ºC. No entanto, de repente a medição foi para 25ºC, indicando que o sensor só poderia estar dentro da barriga de outro animal.
Outro dado interessante foi que, após supostamente devorar o tubarão-branco, o sensor viajou 580 m para baixo do mar, antes de subir novamente e ser levado até a praia.
Tubarão branco colossal canibal?
Biólogos australianos que estão produzindo uma série de documentários intitulada A Caça pelo Super Predador, produzida pela Australian Broadcasting Corporation, revelaram suas análises e a conclusão a que chegaram.
Eles acreditam que o Super Predador que devorou a fêmea de 3 metros foi, na verdade, um tubarão branco colossal canibal. Se o nome não for assustador suficiente para você, pense numa criatura gigantesca, de 5 metros e 2 toneladas, que devora membros da própria espécie.
Os dados de temperatura e velocidade batem com os registrados nesse tipo de animal.
Para o mergulhador Emilio Hortmann Neto, o tubarão (ou seja lá que animal foi) que devorou deve ter bem mais de 5 metros, pois com esse tamanho não seria fácil devorar outro de quase 3 metros. “Pelo que os biólogos do Smithsonian calcularam, pra acontecer um ataque daquele jeito, o animal deveria ter por volta de 16 pés (5 m). Apenas 10% do fundo do mar é conhecido pelos humanos. A visibilidade é muito baixa, na água mais clara e próxima da superfície, não se consegue enxergar mais do que 100 m. Imagina conseguir mapear e ver tudo que tem em 3/4 de todo o planeta e em toda a profundidade que abrange. Muitas criaturas foram descobertas há pouco tempo, como a lula gigante, a lula colossal, o tubarao duende. Pelos instrumentos, houve uma mudanca repentina na temperatura corporal do tubarão devorado, de 4 graus pra 26. Isso só ocorre no caso do animal ser engolido de uma vez só. Acho muito dificil mesmo um de 5m fazer isso com um de 3m”, concluiu Emilio.

Comentários

Postagens mais visitadas