Físicos descobrem evidência de que o Universo é um holograma

Uma equipa de físicos forneceram o que foi descrito pela revista Nature como a mais clara evidência de que o nosso universo é um holograma.

A nova pesquisa pode ajudar a reconciliar um dos problemas mais duradouros da física moderna: a inconsistência aparente entre os diferentes modelos de universo, como explicado pela física quântica e pela teoria da gravidade de Einstein.

Os dois novos trabalhos científicos são o culminar de anos de trabalho liderado por Yoshifumi Hyakutake, da Universidade de Ibaraki, no Japão, e lidou com cálculos hipotéticos das energias de buracos negros em diferentes universos.

A ideia do universo que existente como um holograma não se refere a uma ilusão do género Matrix mas a teoriza que as três dimensões que percebemos são na verdade "pintadas" sobre o horizonte cosmológico - a fronteira do universo conhecido.

Se isso soa paradoxal, tente imaginar uma imagem holográfica que muda conforme você se move. Embora a imagem seja bidimensional, observá-la de diferentes locais cria a ilusão de que é em 3D.

Este modelo do universo ajuda a explicar algumas inconsistências entre a relatividade geral (a teoria de Einstein) e a física quântica.

Embora o trabalho de Einstein sustente grande parte da física moderna, em certos extremos (como no meio de um buraco negro) os princípios que ele esboçou quebram e as leis da física quântica tomam o seu lugar.

O método tradicional de conciliar esses dois modelos veio do trabalho do físico teórico Juan Maldacena, cujas ideias foram construídas sobre a teoria das cordas. Esta é uma das "teorias do tudo" mais respeitadas e Stephen Hawking é um fã.

A teoria das cordas postula que os objetos de vibração unidimensionais conhecidos como "cordas" são as partículas elementares do Universo. Maldacena saudou a nova pesquisa feita por Hyakutake e sua equipa.

Mardacena disse à revista Nature que os resultados são "uma forma interessante de testar muitas ideias na gravidade quântica e na teoria das cordas".

Leonard Susskind, um físico teórico considerado como um dos pais da teoria das cordas, acrescentou que o trabalho da equipe japonesa se for numericamente confirmado, provará algo que os cientistas já tinham quase a certeza de ser verdade, mas ainda era uma teoria. [Themindunleashed]


- See more at: http://www.ciencia-online.net/2014/06/evidencia-do-universo-como-holograma.html#sthash.HKTpygoB.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas