MQ-1 Predator: um drone barato

Qualquer um que lê um pouco sobre equipamentos militares sabe que o custo operacional de um veículo aéreo não tripulado é muito baixo. Porém descobri algo que não imaginava. O famoso drone americano Predator, além de ter um custo operacional baixo, também é barato.
image
O custo deste equipamento está em torno de 5 milhões de dólares, o que é muito barato para uma aeronave capaz de carregar armamento. Claro que ele é lento (cerca de 200 km/h), mas pode voar por cerca de 24 horas seguidas.
image
image
Já pensou se o governo brasileiro investisse seriamente na vigilância das fronteiras? Com pouco dinheiro daria pra vigiar uma área muito grande (o alcance da aeronave é de cerca de 1.000 km), por um baixo custo. Infelizmente o Brasil investe pouco neste tipo de equipamento (mas pelo menos investe). O Brasil já possui alguns drones de origem israelense, mas são poucos. Se não me engano o número não chega a cinco… O governo deveria comprar dezenas, talvez centenas. A tão falada vigilância das fronteiras não é tão difícil, nem tão cara assim de ser feita de maneira melhor, mas a preocupação dos políticos com a segurança pública é quase inexistente, exceto no período eleitoral, com promessas e mais promessas…
- See more at: http://odenir.tumblr.com/post/85185468243/predator-vant#sthash.5V24MrbW.dpuf


Comentários

Postagens mais visitadas