4 Fatos bizarros sobre bósons



4 Fatos bizarros sobre bósons
Em 2012, cientistas do maior acelerador de partículas do mundo depararam-se com evidências do que acreditam ser o bóson de Higgs, uma partícula há muito procurada que dá à restante matéria a propriedade da massa.

Os pesquisadores descobriram a partícula usando o Large Hadron Collider (LHC, que fica no subsolo, na fronteira franco-suíça) e têm quase a certeza de que se trata do Higgs, embora mais dados sejam necessários para confirmar. [6 Implicações de se encontrar o bosão de Higgs]

Mas o bóson de Higgs é apenas um tipo de bóson. Os bósons são definidos como comportando-se de acordo com as estatísticas propostas por Albert Einstein e pelo físico indiano Satyendra Nath Bose. Aqui estão quatro fatos bizarros sobre outros bósons além do Higgs:

1. Pode haver outros bósons de Higgs


O mundo da física das partículas é notoriamente confuso e um exemplo é que o Higgs pode existir como mais de um sabor. "Sabor" é como os cientistas rotulam diferentes versões do mesmo tipo de partícula.

Na verdade, pode haver cinco ou mais tipos de bósons de Higgs com massas diferentes, dependendo do modelo teórico utilizado. [Além de Higgs: 5 Partículas indescritível que podem estar à espreita]

2. Bósons são responsáveis ​​por algumas das forças fundamentais


O Modelo Padrão da física de partículas elementares descreve como as partículas que governam três das quatro forças fundamentais interagem. As forças no modelo são eletromagnetismo (transportado por bósons chamadas fótons), força nuclear forte (glúons) e a força nuclear fraca (bósons W e Z).

A gravidade é a quarta força fundamental, mas não é uma parte do modelo. Os cientistas acreditam que há também um bóson responsável pela gravidade - chamada de gráviton - mas, até agora, não foi ainda observado.

3. Um primo do Higgs pode estar no manto da Terra


Em 2013, cientistas mapearam o campo magnético da Terra em detalhe e depois examinaram partículas subatômicas para ver como os elétrons presentes no manto da Terra afetavam as suas alterações.

O trabalho descobriu evidências de uma nova força fundamental da natureza (após o eletromagnetismo, a gravidade e as forças nucleares forte e fraca). Se a força for real, uma possível explicação seria a existência do Z' (pronuncia-se "Z- prime"), um parente do bóson Z que suporta a força nuclear fraca.

4. Um parceiro do Higgs poderia ser responsável pela matéria escura


Os cientistas teorizam que há uma categoria de partículas conhecidas como "parceiros supersimétricos" para todas as partículas presentes no modelo padrão da física de partículas, como elétrons, nêutrons e quarks.

A matéria escura é um tipo de matéria que não podem ser detectado com os instrumentos convencionais, mas pode ser detectado através dos seus efeitos gravitacionais. Alguns físicos sugerem que uma partícula chamada wino - o parceiro supersimétrico do bóson W - poderia ajudar a explicar a matéria escura. [Livescience]
- See more at: http://www.ciencia-online.net/2014/04/4-fatos-bizarros-sobre-bosons.html#sthash.LkqQtEXI.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas