Primeira casa fabricada com impressora 3D está sendo construída em Amsterdã

Um escritório holandês de arquitetura está realizando o sonho de toda a criança que um dia brincou de Lego. O DUS Architects investiu na construção de uma impressora 3D grande o suficiente para imprimir blocos de plásticos que serão encaixados até se transformarem em uma casa. O chamado Kamermaker, construtor de ambiente em tradução livre, possui 6 metros de altura.
Parêntese: Cada vez mais as impressoras 3D parecem cumprir o que surge na imaginação humana. Já falamos aqui, por exemplo, de um ousado projeto que pretende imprimir alimentos.
A arquitetura da primeira casa fabricada com uma impressora 3D do planeta será similar à famosa arquitetura que está presente às margens dos canais da capital holandesa. A ideia é manter a tradição utilizando novas tecnologias, casando o antiquado com o contemporâneo.
Em entrevista ao Guardian, Hedwig Heinsman, da DUS explicou a maior vantagem da nova técnica:
A construção civil é uma das mais poluentes e ineficientes indústrias que existem. Com a impressão 3D há zero de desperdício, redução dos custos de transporte e tudo pode ser derretido e reciclado. Isso poderia revolucionar a maneira como fazemos as cidades.
Até o momento, foi construído 3 metros da casa, que não deverá ficar pronta em menos de três anos. O material que está sendo utilizado para a impressão da casa é uma mistura de bioplástico, que contém 75% de óleo vegetal, com microfibras. A verdade é que não será 100% impressa. Os blocos deverão ser preenchidos com espuma e terão acompanhamento, em algumas partes, de concreto, para que haja peso suficiente para a casa se sustentar.
Os arquitetos continuam testando novos materiais para a fabricação dos blocos e é bem provável que a casa seja reimpressa diversas vezes até chegar ao resultado ideal. Os próprios envolvidos enxergam o projeto como um experimento. De fato, não dá para não enxergar isso como um possível futuro para a construção civil, mesmo que longínquo.
A construção iniciou há pouco e pode ser acompanhada presencialmente. A Kamermaker fica em frente ao escritório da DUS Architects, no norte de Amsterdã. A visitação custa 2,50 euros.
Confira abaixo o vídeo:


http://www.laparola.com.br/primeira-casa-fabricada-com-impressora-3d-esta-sendo-construida-em-amsterda?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=primeira-casa-fabricada-com-impressora-3d-esta-sendo-construida-em-amsterda


Comentários

Postagens mais visitadas