Magia Negra em episódio de Chaves?

chavesmagianegra
Vamos hoje contar mais uma das lendas da internet. Como todas as lendas, ninguém sabe ao certo de onde surgiu e muito menos são citadas fontes mais confiáveis. Mas isso não muda o fato de que elas circulam pela rede, e muita gente já ouviu falar. E, claro, sempre há quem garanta a veracidade dos fatos.
Como muitos devem saber, o ator que interpretava o Quico, Carlos Villágran, acabou tendo uma briga feia com o ator que interpretava o Chaves, Roberto Gomes Bolaños, que também era responsável pelo programa. Essa briga deia no final dos anos 70 acabou fazendo com que Quico saísse do programa mas a verdade sobre o assunto sempre ficou confusa.
Mas bom, no final dos anos 90 foi feito um trabalho de conclusão de curso para a PUC-PR que fica na cidade de Curitiba no entanto havia algo no trabalho que chamava muita atenção, ele falava sobre um sombrio episódio do Chaves que teria gerado o verdadeiro motivo pelo qual Quico acabou saindo do programa, confira o conteúdo tirado da monografia:
“No final de 1977, Carlos Villágran, que desde o início da série interpretava o Quico no Chaves, deixa a série. Os motivos reais nunca foram oficialmente divulgados, e inúmeras hipóteses foram levantadas na tentativa de explicar sua saída. O que é certo, é que Villágran e Roberto Gomes Bolaños, criador da série e interprete do personagem-título, nunca mais retomaram a amizade que mantinham desde o início dos anos 70.
Em 1997, quando da saída de Villágran, o jornal mexicano El Universal publicou uma matéria que explicava as razões da rusga entre Villágran e Roberto Gomes. Segundo o jornal, a saída de Quico deu-se por diferenças criativas. Durante as filmagens de um episódio piloto, que abriria a temporada de 1978, Villágran teria considerado o conteúdo do programa como repulsivo, e deixado a equipe na sequência. Contudo, o jornal não mencionou qual era o conteúdo do episódio.
Villágran até hoje recusa-se a comentar sobre o assunto. Qualquer entrevista em que seja abordado esse imbróglio é imediatamente encerrada pelos assessores de Villágran.
O episódio piloto foi gravado, e mesmo editado, para posterior apresentação perante os executivos da Televisa. É dito que eles teriam ficado horrorizados com o conteúdo do episódio. Um diretor de programação, teria dito que o programa é completamente impróprio para crianças. Na verdade, completamente impróprio para qualquer um.
O episódio original foi destruído pela Televisa. Mas uma cópia clandestina foi feita por um dos funcionários da Televisa, essa cópia foi vendia a um colecionador em torno de 4 mil dólares.
A partir da temporada de ’74, o Chaves foi ganhando destaque na programação da Televisa, e conseguindo cada vez mais sucesso com o público. Bolaños, porém, queria introduzir mudanças no programa. Poucos sabem, mas fazia planos de escrever roteiros de horror e mistério, e abandonar o humorístico.
A partir da temporada de ’75, Chaves tenta introduzir esses elementos. Naquele ano, foi ao ar o célebre episódio em que Chaves, Quico e Chiquinha entram na casa da Dona Clotilde, e lá descobrem que ela era realmente uma bruxa. No roteiro original isso aconteceria e implicaria em episódios futuros. Mas a Televisa interviu, e mudaram o roteiro para que o papo de bruxa fosse apenas delírio das crianças. Entre outros episódios, mas descrever todos deixará o post muito grande… no futuro postarei esses episódios se quiserem.
No início de ’78, Bolaños decidiu mudar radicalmente o programa. O Chaves, a partir de então, seria um programa de comédia com elementos de horror, mirando um público mais adulto. Algo que dá para comparar com a série de filmes Evil Dead. Ele gravou um episódio piloto e foi editado e mandado para a Televisa. A reação foi totalmente negativa. Carlos Villágran ficou tão horrorizado com o conteúdo que deixou a série.
A seguir uma sinopse do episódio. Essa sinopse foi escrita através de pesquisas e de alguns que assistiram o episódio:
O episódio começa com Chaves brincando no pátio da vila, indo pra lá e pra cá com um patinete. Quico sai de sua casa e vê Chaves brincando e faz expressão zangada. Vai até ele e segura o guidon do patinete, com as duas mãos. Segue o diálogo:
- Chaves, quem te deu permissão para brincar com meu patinete?
- É que o patinete estava jogado ali no outro pátio e eu… eu…
Quico fica mais zangado
- Eu coisa nenhuma Chaves, devolve meu patinete.
Quico puxa o patinete bruscamente, derrubando Chaves. Quico deixa o patinete no chão e ri escandalosamente. Chaves levanta pega o patinete e corre atrás de Quico.
- Agora você vai ver só.
Quico corre gritando MAMÃE! Neste meio tempo, Seu Madruga sai de sua casa, e toma o patinete de Chaves. Dona Florinda vem para o pátio.
-Mamãe, ele queria me bater com o patinete.
Dona Florinda dá um tapa em Seu Madruga e diz:
-Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha.
Volta para dentro. Quico aplica o tradicional gentalha gentalha em Seu Madruga, e também volta para sua casa.
Nesse momento, em primeiro plano, Seu Madruga revela que seu nariz está sangrando. Ele tenta estancar o sangramento, sob o olhar preocupado de Chaves, mas sem sucesso. Ambas as narinas deitam uma grande quantidade de sangue. Até que Seu Madruga cai no chão do pátio.
Corta para Quico, Chaves e Chiquinha na escada do pátio, a iluminação do cenário revela ser noite. Os três choram muito. Em Chaves, cada personagem tem seu jeito de chorar, mas ali não. Eles choram aos soluços. Esse plano dura aproximadamente 1 minuto.
Em seguida chegam o Professor Girafales e Seu Barriga, acompanhados de dois policiais. Girafales abre a porta da casa de Dona Florinda e entra com os policiais. Eles saem com Florinda algemada. Os policiais a levam. Quico, ao ver sua mãe sendo levada, desespera-se: tenta atacar os policiais mas é contido por Seu Barriga. Quico, seguro por seu barriga, chora muito e balbucia mamãe algumas vezes. Depois que os policiais saem da vila, Seu Barriga tenta consolar Quico, mas ele corre para casa. Segue um diálogo entre Seu Barriga e Girafales.
- Que tragédia horrível tivemos aqui seu barriga!
- É verdade professor. Eu devia ter previsto que isto acabaria acontecendo.
- Qual foi a causa da morte???
- Seu Madruga foi boxeador na juventude. Os socos que ele levava causaram um aprofundamento de crânio. O tapa que Florinda lhe deu hoje causou um traumatismo bem nessa região. Ele teve uma hemorragia cerebral e não resistiu.
- Uma tragédia horrível seu barriga!
- Sim.
- Quem cuidará do funeral?
- Eu cuido de tudo professor. O senhor vai ficar aqui com as crianças??
- Sim, naturalmente.
Seu Barriga sai da vila. Girafales entra na casa de Quico. Chiquinha e Chaves param de chorar. Apenas ficam olhando o vazio. Dona Clotilde sai de sua casa com um livro na mão (ou uma bíblia não se sabe de certo). Uma fonte descreve que Dona Clotilde vai até a escada e conversa aos cochichos com Chiquinha.
O pátio da vila está vazio. APenas Chiquinha de joelhos em frente a um pentagrama desenhado de vermelho no chão. seus pulsos estão enfaixados (oque indica que Clotilde mandou Chiquinha faz algo). Ouve-se um estrondo. É a porta da vila. Entra uma figura magra enrolado em panos brancos seguido por um rastro negro. Depois daí, há contradições dessa cena, e outros preferem não dizer nada.
Tudo indica que Clotilde mandou Chiquinha fazer uma oferenda.


Read more: http://www.nerdices.com.br/wordpress/2013/07/29/magia-negra-em-chaves/#ixzz30BJlWqYy

Comentários

Postagens mais visitadas