Iceberg 6 vezes do tamanho de Manhattan Coloca NASA em alerta máximo

Drifting with Ice Island B31
Um iceberg colossal cerca de seis vezes o tamanho de Manhattan - um dos maiores da existência - tem estado sob estreita vigilância desde que separada da Pine Island Glacier da Antarctica (PIG), em julho. 
(Foto: NASA)

Um iceberg colossal cerca de seis vezes o tamanho de Manhattan, um dos maiores que existe. Tem estado sob estreita vigilância desde que separada da Antártida "Pine Island Glacier" (PIG)[Pinho da Geleira], em julho.
NASA lançou novas imagens da laje de gelo, que se desenvolveu a partir de uma enorme fenda ao longo da superfície do PIG, cuja jornada em direção ao Oceano Antártico, a NASA está em alerta máximo, dependendo de onde ele acaba.
"Se o iceberg fica em torno da costa da Antártida, ele vai derreter lentamente e, eventualmente, adicionar um monte de água doce que fica no litoral atual, alterando a densidade e afetar a velocidade da corrente," Diz o professor Grant Bigg, da Universidade de Sheffield , que está monitorando o movimento do iceberg, disse em uma declaração . "Da mesma forma, se ele se move para o norte ele vai derreter mais rápido, mas pode alterar as taxas de capotagem do atual, pois pode criar um limite de água doce acima da água do mar mais denso."
A glaciologista Kelly Brunt da NASA disse à Reuters  que o Iceberg, chamada de B31, abrange cerca de 255 milhas quadradas (660 quilômetros quadrados) e é até um terço de uma milha (500 metros) de espessura.
Embora os especialistas dizem que iceberg normalmente parte de suas geleiras de acolhimento que ocorrem a cada seis a 10 anos ou mais dependendo do tamanho, neste caso, é significativo.
"Iceberg é um processo muito normal", Brunt, do Goddard Space Flight Center da NASA, disse em um comunicado à imprensa . "No entanto, este iceberg era bem da média de 30 anos de parto frente do PIG, por isso esta é uma região que merece monitoramento."
Como as temperaturas quentes e "mudanças climáticas" e "aquecimento global" tornou-se uma parte do nosso vocabulário diário, os cientistas têm mantido um olhar atento sobre PIG a geleira maior e mais rápido encolhimento na Antártida. Se um iceberg enorme está causando preocupação, vários desses eventos poderia ser catastrófico.
"Se esses eventos se tornam mais comuns, haverá um acúmulo de água doce que pode ter efeitos duradouros", disse Biggs.

Veja o Vídeo:
No início de novembro de 2013, um grande iceberg separado da parte da frente da geleira de Pine Island na Antártida. A ilha de gelo, chamado B31, provavelmente vai ser varrido em breve nas correntes rápidas do Oceano Antártico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe do que é feito e como é feito o chiclete?

A Verdade Sobre Chris McCandless, “Na Natureza Selvagem”

Os seis pratos mais sádicos de todo o Mundo