Como se calcula as multidões?

multidoesGeralmente nos grandes eventos  onde é reunido um número grande de pessoas é de costume ouvir informações como: cerca de tantos milhões de pessoas ou aproximadamente tantas pessoas no lugar. Essas informações de calculo de multidões são resultados de equações e cálculos que podem estar certos ou não. Os organizadores não contam as pessoas cabeça por cabeça, como por exemplo, as passeatas que ocorreram algum tempo atrás no país. A quantidade de pessoas foi estipulado por um tipo de calculo.
Os únicos eventos que podem ter o número exato de participantes, são aqueles que são pagos e que possuem controle com a vendagem de ingressos, contudo, um evento  do porte como mencionado logo acima, sem controle algum, somente com os cálculos que serão explicados no decorrer do artigo. Mas vale lembrar que, os números podem aumentar ou diminuir conforme o interesse, por exemplo: para um comício político, o partido que organizou com certeza vai aumentar o número de pessoas presentes, já o adversário vai reduzir esse número. Um evento ao ar livre também poderá ser aumentado pelos organizadores para trazer mais prestigio e por ai vai.

Como Calcular As Multidões Com Um Número De Erro Bem Menor?

Mas, existe uma forma de calcular as multidões com um número de erro bem menor, conforme alguns engenheiros e estudiosos em um metro quadrado cabem de 3 a 4 pessoas paradas confortavelmente, mas acreditam também que, em um lugar mais lotado pode até caber sete pessoas em um metro quadrado, contudo, vale lembrar que tudo depende do evento. Em uma caminhada, por exemplo, são consideradas duas pessoas em um metro quadrado.
Então, com essa fórmula, tudo que precisamos é saber do tamanho total da área em que o evento está ocorrendo e depois calcular. Como dito acima, esse número pode variar dependendo do próprio evento. Em um show, próximo da grade de proteção, onde as pessoas se empurram para ver melhor o show, é bem provável que exista sete pessoas por metro quadrado, número bem diferente das pessoas que estão mais tranquilas longe do palco, ai podemos contar de três a quatro pessoas.
Portanto, basta apenas observar as situações onde as pessoas se reúnem, seja em uma passeata, comício ou algum show, depois levar em consideração o estado das pessoas, ser for caminhando, se apertando ou apenas paradas ao lado da outra. Não podemos esquecer-nos de avaliar as fontes a respeito do número de pessoas presentes e não se esquecer de que, às vezes acabam aumentando um pouco mais para causar mais impacto naqueles que assistem ou ouve determinada noticia. E quando não se tem ideia do tamanho da área da concentração de pessoas, fotos do satélite ajudam no calculo.

Comentários

Postagens mais visitadas