Cicada 3301: Outro mistério da Deep Web


Olá amigos e amigas...Hoje voltamos a falar de um assunto altamente recorrente aqui no blog Noite Sinistra: A Deep Web. Na verdade o tema desse texto não é especificamente a Deep Web, mas é nela que está se espalhando uma série de desafios que são conhecidos como "Cicada 3301".

Cicada 3301 é um nome dado a uma organização misteriosa que ninguém foi capaz de identificar, pelo menos por enquanto, quais são suas origens e seus objetivos, muitas teorias são especuladas a respeito de quem de fato está por trás desses desafios, há quem acredite que seriam organizações criminais, alguma Start-up, Bancos, CIA, NSA ou empresas como a Microsoft. Todos os anos, enigmas complexos de raciocínio são dispostos em diferentes localidades do mundo, como Havaí, Polônia, Espanha, Austrália e Coreia do Sul.

Os enigmas são normalmente desenhos compostos por elementos como criptografia, matemática, literatura, filosofia e segurança de dados. A princípio o objetivo da Cicada 3301 é encontrar indivíduos inteligentes para fins não especificados. Seja quem estiver por de trás desses puzzles, as charadas são provavelmente algum mecanismo de recrutamento internacional – pelo menos é que o muitos querem acreditar.

Os caçadores enfrentaram desafios mentais e físicos, com literatura cyberpunk, runas anglo-saxônicas, os trabalhos do mágico Aleister Crowley e a descodificação de códigos QR espalhados em postes de telégrafos nos EUA, noticia a BBC.

O cientista Alan Woodward faz parte dos seguidores da Cicada e explica que os criadores usam uma assinatura PGP que os diferencia das mensagens falsas que já circulam.

O inicio dos Desafios

A cerca de 2 anos, mais precisamente no dia 5 de Janeiro de 2012, no fórum /b/ do 4chan, foi veiculada aimagem abaixo, dando assim início a toda essa misteriosa brincadeira.
“Olá. Estamos procurando indivíduos altamente inteligentes. Para encontrá-los, nós criamos um teste.

Há uma mensagem oculta dentro desta imagem.

Encontre-a, e ela colocará você no caminho para nos encontrar. Estamos ansiosos para conhecer os poucos que conseguirão chegar ao final.

Boa sorte.

3301″

Isso acabou deixando muitos usuários do fórum um tanto curiosos, o que levou essas pessoas a investigarem a imagem postada no fórum. Abrindo a imagem originar em um bloco de notas, ou em algum editor Hexadecimal, pode ver ao final do arquivo uma mensagem: "TIBERIVS CLAVDIVS CAESAR says “lxxt>33m2mqkyv2gsq3q=w]O2ntk".

Quem possui conhecimentos em criptografia lembrou-se que um dos métodos mais clássicos, no sentido de antigo mesmo, de codificar mensagens era a Cifra de César, assim chamada porque Júlio César a usava para passar informações confidenciais. Consiste em substituir cada letra (ou, nesse caso, caractere) pela que estivesse um determinado número de posições à frente no alfabeto. Por exemplo, se o número em questão for 3, a letra A é substituída por D, B por E, etc., como exemplo para esse método a palavra “inutilidade” vira “lqxwlolgdgh”.

As pessoas que conseguiram resolver essa charada, aplicando a cifra de César com deslocamento de 4 posições (usando o conjunto estendido de caracteres ao invés do simples alfabeto) e chegou à seguinte imagem:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas