Maior gerador eólico do mundo já está em funcionamento

Não vai querer comprar certamente, mas vale a pena falar sobre este potente e gigantesco gerador eólico, que é até agora, o maior gerador eólico do mundo! A Vestas, uma empresa situada na Dinamarca, especialista em turbinas e geradores, acaba de anunciar o lançamento do maior gerador eólico do mundo, com a referência V164-8, números esses que dizem respeito às características impressionantes desta nova máquina dos céus!
vestas-v164-8-gerador-eolico-maior-mundo

Números impressionantes!

Esta grande e potente máquina tem um diâmetro total de 164 metros e cada hélice (ou lâmina) pesa 35 toneladas e mede 80 metros de comprimento! Construída para gerar enormes quantidades de electricidade, mais precisamente, 8 megawatts (ou 8 000 000 watts), energia suficiente para alimentar cerca de 10 mil casas, este gerador consegue capturar enormes quantidades de vento, de uma área total superior a 21 mil metros quadrados.
nacele deste novo gerador, o corpo principal onde é colocado o gerador, pesa 390 mil quilos e tem de comprimento 20 metros, por 8 metros de altura e 8 metros de largura, o dobro do tamanho de uma casa de tamanho médio!


Curiosidades sobre geradores

Porque são construídos geradores tão grandes?
Para perceber porquê, podemos comparar um prédio alto a dois prédios baixos e depressa percebemos que um prédio mais alto tem custos inferiores a dois prédios de menor altura. Além dos custos, e voltando novamente aos geradores, temos ainda a questão do espaço ocupado e os custos de instalação muito inferiores, bem como uma capacidade de contratos mais vantajosos no fornecimento de uma maior quantidade de eletricidade.

Qual era o maior gerador eólico do mundo?
O recorde do maior gerador eólico do mundo, pertencia antes à conhecida Siemens, com uma turbina com capacidade para produzir 6 megawatts de energia, capazes de abastecer cerca de 6 mil habitações. As suas três lâminas, de 75 metros de comprimento cada, estão acopladas a um rotor de 154 metros de diâmetro – o equivalente a um prédio de quase 50 andares!
micro-menor-gerador-eolico-mundo
O micro-gerador comparado a uma moeda de cêntimo

E qual é o menor gerador eólico do mundo?
O menor gerador eólico do mundo foi criado por um grupo de professores de engenharia, que conseguiram criar um mini-gerador que pode ser utilizado para, por exemplo, recarregar as baterias de telemóveis ou pequenos dispositivos. Para o telemóvel receber um pouco de energia, bastaria o utilizador acenar com o aparelho no ar para receber um pouco de carga na bateria.
O ponto mais largo desta criação espetacular mede apenas 1,8 milímetros! Para uma ideia do tamanho minúsculo deste dispositivo, podemos dizer que 10 micro-geradores equivalem a um grão de arroz! Impressionante!

Comentários

Postagens mais visitadas