Krampus: O Anti-papai noel que cuida das crianças malvadas

O Krampus é bem comum na Áustria, embora ele também apavore criancinhas da Bavária, Hungria, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Croácia e nordeste da Itália. Esse monstro acompanha o Papai Noel — e, ao contrário do Bom Velhinho, que presenteia os que foram bonzinhos durante o ano, ele castiga os pirralhos maus e os leva embora em um saco.
Origem
A aparência do Krampus é de uma criatura bestial, ele possui chifres de cabra, cascos de fauno e o corpo coberto de pelos, e sua origem está relacionada ao folclore germânico. Há milhares de anos, antes do surgimento do Cristianismo, existia na Europa uma grande variedade de lendas associadas à realização de festejos e sacrifícios para honrar as divindades, para que no próximo ano a colheita fosse farta.
Krampus
A aparência do Krampus é de uma criatura bestial, ele possui chifres de cabra, cascos de fauno e o corpo coberto de pelos, e sua origem está relacionada ao folclore germânico. (Foto: Divulgação)
As celebrações costumavam ocorrer no solstício de inverno, e era comum que as pessoas se fantasiassem de demônios e saíssem pelas ruas para pedir comida e bebida. Essas tradições acabaram sobrevivendo ao tempo e se misturando às festividades cristãs, já que o solstício também coincide com a época em que se comemora o Natal.

A Lenda

Diz a lenda que o Krampus aparece na noite do dia 5 de dezembro e fica perambulando pelas ruas durante duas semanas, arrastando correntes enferrujadas e tocando sinos para assustar as crianças. Hoje em dia, jovens rapazes se fantasiam com trajes demoníacos superelaborados e saem pelas ruas, e muitos carregam varas e um cesto nas costas que serviria para capturar os desobedientes e levá-los para o inferno.
Krampus
(Foto: Divulgação)
Segundo algumas fontes, em determinadas localidades de Santa Catarina — com forte influência alemã — existe uma variação desse personagem. Por lá ele se chama “Pensinique” e circula vestido com sacos de juta e roupas velhas, e carrega um saco cheio de apetrechos para assustar as crianças levadas.
E vocês? Já ouviram falar dessa criatura?

Comentários

Postagens mais visitadas