7 tecnologias que transformaram a guerra

7 tecnologias que transformaram a guerra


A guerra tem uma longa história que remonta aos primórdios da civilização, mas os exércitos têm percorrido um longo caminho desde o uso de lanças ou o arco e flecha. 

Os avanços na tecnologia levaram a aviões mais rápidos, armas guiadas a laser, e veículos de transporte de bombas não-tripulados. Conheça aqui sete tecnologias que transformaram a guerra.

7. Drones

Drones de combate, ou veículos aéreos não tripulados, permitem às tropas implantar armas na guerra, mantendo-se a uma segurança de milhares de quilómetros de distância das linhas de frente do campo de batalha. 

DronesComo tal, as vidas de pilotos de drones não estão em perigo , o que ajuda os militares a limitar o número de mortes de combate. Nas forças armadas dos EUA, o uso de drones está a expandir-se em todos os ramos das forças operacionais.

6. Tecnologia Fly-by-wire 

Tecnologia Fly-by-wire


A tecnologia Fly-by-wire substitui os controles de voo manuais com uma interface electrónica que utiliza sinais gerados por um computador e transmitidos por cabos para mover os mecanismos de controlo. 

A introdução de sistemas fly-by-wire em aeronaves habilitou uma orientação de computador mais precisa e controlada. Por exemplo, os sistemas fly-by-wire podem ajudar a estabilizar automaticamente os aviões, sem depender de controlos manuais do piloto.

5. Submarinos

Submarinos


Os submarinos revolucionaram a guerra naval, introduzindo embarcações submersas capazes de atacar navios inimigos. O primeiro ataque bem-sucedido de um submarino a um navio de guerra ocorreu durante a Guerra Civil Americana, entre 1861-1865. 

Em fevereiro de 1864, o submarino confederado CSS HL Hunley afundou o USS Housatonic nas águas ao largo do Sul Carolina. Hoje, os militares usam submarinos para transportar mísseis, realizar reconhecimento, apoiar ataques terrestres e estabelecer bloqueios.

4. Mísseis Tomahawk

Mísseis Tomahawk


O Tomahawk é um tipo de míssil de cruzeiro de longo alcance projetado para voar a altitudes extremamente baixas em velocidades subsónicas, permitindo que as armas possam ser usadas para atacar vários alvos de superfície. 

Estes mísseis impulsionados por motores a jato foram utilizados pela primeira operacionalmente durante a Operação Tempestade no Deserto, em 1991. Os mísseis viajam a velocidades de cerca de 880 km/h, e utilizar receptores GPS para localizar os seus alvos com mais precisão.

3. Aviões furtivos

Aviões furtivos


Aviões furtivos, como o seu nome sugere, ajudam os pilotos a evitar a detecção no céu. Enquanto os aviões não podem ser completamente invisíveis à detecção por radar, os aviões furtivos utilizam uma série de tecnologias avançadas para reduzir a reflexão da aeronave, o espectro de frequência de rádio e radar e as emissões de infravermelho. A tecnologia stealth aumenta as chances de um ataque bem sucedido, uma vez que os inimigos têm mais dificuldade de encontrar e defender-se dessas aeronaves. 

O desenvolvimento da tecnologia stealth provavelmente começou na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, mas alguns dos exemplos modernos mais conhecidos de aviões furtivos americanos incluem o F-35 Lightning II, o F-22 Raptor e do Spirit B-2. [Supersónicos! Conheça os 10 mais rápidos aviões militares]

2. Armas espaciais

Armas espaciais


Armas espaciais incluem uma variedade de ogivas que podem atacar alvos na Terra a partir do espaço, interceptar e desativar os mísseis que viajam através do espaço, ou destruir sistemas espaciais ou satélites em órbita. Durante a Guerra Fria, os EUA e a antiga União Soviética desenvolveram armas espaciais, enquanto as tensões políticas escalaram.

Enquanto a militarização do espaço continua a ser controversa, os EUA, a Rússia e a China desenvolveram armas anti-satélite. Vários disparos de teste dessas ogivas têm sido bem sucedidos em destruir satélites em órbita, incluindo um teste de míssil chinês em 2007, que destruiu um dos satélites meteorológicos extintos do país.

1. As armas nucleares

As armas nucleares


As bombas nucleares são as armas mais destrutivas da humanidade. Essas ogivas usam a força destrutiva das reações nucleares, que libertam enormes quantidades de energia explosiva. As primeiras armas nucleares do mundo, ou bombas atómicas, foram desenvolvidas por físicos que trabalharam no Projeto Manhattan durante a Segunda Guerra Mundial.

O Projeto Manhattan, que começou em 1939, tornou-se um dos mais conhecidos programas de pesquisa secretos. A primeira bomba nuclear foi detonada a 16 de julho de 1945, durante o chamado teste de Trindade, na Base Aérea de Alamogordo, no Novo México. A explosão criou uma enorme nuvem de cogumelo, e o poder explosivo da bomba era equivalente a mais de 15 mil toneladas de TNT.

Em agosto de 1945, duas bombas atómicas foram lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Os bombardeios terminaram efetivamente a Segunda Guerra Mundial, mas marcaram o início de décadas de medo global de aniquilação nuclear. Até ao momento, os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki continuam a ser o único uso de armas nucleares em contexto de guerra. [Livescience]
- See more at: http://www.ciencia-online.net/2013/12/7-tecnologias-que-transformaram-guerra.html#sthash.R6u2Vuqz.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas