Sangue Sintético é desenvolvido na... Transilvânia?!?


sangue sintético
Não, você não leu errado… Cientistas da Transilvânia desenvolveram o sangue sintético. Teria sido a pedido do Conde Drácula, o Vampiro mais conhecido do planeta? Ou True Blood* está se tornando uma realidade e os vampiros se mostrarão e reivindicarão seus direitos como cidadãos do mundo?

Apesar de até ser ironica a criação do sangue artificial na lendária terra natal do Conde Drácula, isso é verdade. Pesquisadores desta região da Romênia informaram ao mundo que realizaram testes com essa substância em ratos e obtiveram sucesso total.

Conduzida pelo professor Radu Silaghi-Dumitrescu, a pesquisa criou um composto com a combinação de água, sal e uma proteína extraída de vermes marítimos. Este composto, nos testes, conduziu oxigênio pelo organismo dos roedores e os manteve estáveis. Segundo o pesquisador, todos os testes anteriores haviam fracassado pela utilização da proteína errada no composto, fazendo que não fosse aceita pelo organismo dos roedores.

Os testes ainda prosseguirão, até que se tenha a certeza de não existirem efeitos colaterais, já que realizar testes em humanos é um assunto “delicado”, e é necessária muita certeza das chances de sucesso, pois representa ainda um enorme risco.

Mas se as pesquisas prosseguirem com êxito, isso representará um grande avanço na medicina. Os bancos de sangue, sempre necessitados de doadores, terão um estoque adquirido facilmente, compatível com qualquer pessoa (notem-se, tipos sanguíneos mais raros, são difíceis de obter). O sangue sintético poderá estar disponível para transfusões imediatas e sem o problema da quantidade.

Estudos em grande escala ainda serão feitos, mas os pesquisadores estão otimistas e acreditam que em cerca de 20 anos, será possível produzir um milhão de litros por ano.

true blood

(* True Blood é uma série de TV, onde o sangue sintético é uma realidade e por causa disso, os vampiros não necessitam mais do sangue humano para se alimentar. Assim eles se revelam e reivindicam seu lugar social no mundo)

Comentários

Postagens mais visitadas