Os 10 maiores mistérios que a ciência ainda não sabe explicar

Essa lista abrange algumas das mais difíceis e intrigantes questões ainda sem respostas.
1 – De que é feito o universo?
Até hoje, conhecemos apenas aproximadamente 5% do universo, feito de átomos familiares da tabela periódica com seus agregados moleculares e componentes como prótons, elétrons e nêutrons, e também neutrinos, partículas que podem atravessar a matéria como se nada estivesse lá. O mistério são os outros 95%, composto de matéria escura (aproximadamente 25%) e energia escura (70%). Matéria escura não brilha e é encontrada em torno de galáxias, como um manto invisível. Sabemos que está lá porque tem massa e gravidade. Energia escura é muito mais misteriosa, fazendo com que galáxias acelerem empurrando-as para o além.
de que é feito o universo
2 – Como a vida surgiu?
vida teve início na Terra cerca de 3,5 bilhões de anos atrás, talvez até mais cedo. O mistério aqui é como agregados de átomos inanimados evoluíram para moléculas cada vez mais complexas, que eventualmente se tornou a primeira entidade viva, uma máquina química capaz de metabolismo e reprodução.
3 – Estamos sozinhos no universo?
Essa questão é, na verdade, duas: se existe vida lá fora e, caso sim, é complexa e inteligente? Se vida inteligente existe, por que ainda não os conhecemos?
4 – O que nos torna humanos?
Temos três vezes mais neurônios do que um gorila, mas nossos DNAs são quase idênticos. Muitos animais têm uma linguagem rudimentar, usam ferramentas e se reconhecem em espelhos. Então, o que nos diferencia deles? A descoberta do fogo e a capacidade de cozinhar? Nossa cultura?
evolução do homem
5 – O que é a consciência?
Como é que o cérebro gera essa experiência única que temos de ser… únicos? Por que existe uma consciência?
6 – Por que sonhamos?
Mesmo gastando um terço da nossa vida dormindo, ainda não sabemos por que sonhamos. Há alguma função (fisiológica ou psicológica) essencial ou são apenas imagens aleatórias de um cérebro em repouso?
por que sonhamos
7 – Por que a matéria existe?
De acordo com as leis da física, a matéria não deve existir por conta própria, pois cada partícula de matéria, cada elétron, próton e nêutron deve ter um companheiro de antimatéria, como gêmeos. Logo, deveria existir pósitrons, antiprótons e antinêutrons em abundância – mas não existem. Inclusive quando matéria e antimatéria se encontram, elas se desintegram em uma nuvem de radiação de alta energia. Se você apertasse a mão da sua versão em antimatéria, uma boa parte dos Estados Unidos viraria fumaça. Portanto, o mistério é o que aconteceu com essa antimatéria.
8 – Existem outros universos?
Ou o nosso é o único? Acredite ou não, teorias modernas de cosmologia e física de partículas preveem a existência de outros universos, com propriedades diferentes da nossa.
9 – Onde iremos colocar todo o carbono?
Com a industrialização global em velocidade máxima, estamos colocando mais e mais carbono da atmosfera, acelerando o aquecimento global. O que pode ser feito para reduzir nosso impacto no meio ambiente? E o que acontece se não o fizermos? Devemos apostar na baixa probabilidade de que se não fizermos nada tudo vai ficar bem ou é hora de levar isso a sério em uma escala global, para o benefício das próximas gerações?
10 – Como podemos obter mais energia solar?
Nosso crescimento é baseado principalmente na exploração de fósseis e petróleo, enquanto temos uma notável fonte de energia logo acima de nossas cabeças, esperando para ser explorada de forma mais eficiente. Além disso, será possível reproduzir o “motor solar” aqui na Terra, com a fusão de hidrogênio em hélio, em uma fonte controlável e viável de energia, resolvendo nosso problema de energia?
energia solar
Fonte: NPR

Comentários

Postagens mais visitadas