Helicóptero do futuro já tem seu desenho

Com 13 anos de atraso, o protótipo do helicóptero do futuro

Com 13 anos de atraso, o protótipo do helicóptero do futuro

uma-fantastica-machina-voadoraEm 1910, um artista francês chamado Villemard espantou a Europa com suas ilustrações futuristas projetando o mundo tecnológico dos anos 2000. Várias de suas criações “fantásticas” viriam se confirmar possíveis e, claro que não idênticas às imagens do visionário, foram produzidas e comercializadas (caso do patins, do retroprojetor, das motocicletas policiais). Veja nossa galeria sobre o artista.
Curiosamente, uma das ilustrações mais ridicularizadas está se tornando cada vez mais possível, embora ainda atrasada: o helicóptero pessoal.
Em 2009 a empresa japonesa de tecnologia ADEYTO apresentou ao mundo seu conceito de helicóptero pessoal, ganhando o selo da Guinness de menor aeronave tripulável do mundo. O equipamento vem sendo comercializado por cerca de US$ 35 mil, mas recebe mais críticas que elogios por conta de seu design pouco confortável, feio e muito perigoso.
O novo protótipo ZERO é a aposta futurista do designer espanhol Hector del Amo, atentos às tendências de tecnologias sustentáveis. A aeronave usaria energia solar, ou elétrica, evitando consumo de combustíveis fósseis. Contudo, o conceito impressiona pelo design moderno. O passo que falta para a concretização perfeita da visão futurista de Villemard talvez resida na implantação da tecnologia japonesa com o design espanhol. Veja abaixo as imagens digitais do conceito ZERO:

Comentários

Postagens mais visitadas