Cientistas descobrem uma nova ilusão de ótica que vai confundir seu cérebro

Olhe para a cruz vermelha na imagem abaixo e responda rapidamente: qual é a trajetória dos pontos brancos? Muito provavelmente o seu cérebro lhe dirá que eles estão ziguezagueando, indo para todos os lados, não é mesmo?!
Mas, de acordo com os cientistas que descobriram essa nova ilusão de ótica, os pontos estão se movendo “em linha reta e em direções aleatórias sem colidir (Experimento 1)”. Segundo o estudo que eles realizaram para chegar a essa descoberta, é justamente esse tipo de movimentação que nos dá a impressão de ver um zigue-zague.
“Examinamos a natureza dessa ‘trajetória ilusória do movimento de zigue-zague’ em seis experimentos diferentes. A ilusão é mais pronunciada quando existe um número maior de pontos (Experimento 2). A ilusão acontece independente da área coberta (Experimento 3) e do movimento dos olhos do observador (Experimento 4), bem como do tipo dos pontos (Experimento 5). Também provamos que a proximidade entre os pontos em movimento contribui para a ilusão (Experimento 6)”, explicam os pesquisadores no resumo do estudo.
Fonte da imagem: Reprodução/Sploid
Fonte da imagem: Reprodução/Sploid
Para tentar driblar a ilusão de ótica, você pode focar em um único ponto e perceberá que ele segue em linha reta. Basta voltar a olhar para a cruz e você verá o movimento alternado em que parece que os pontos tentam desviar um dos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe do que é feito e como é feito o chiclete?

A Verdade Sobre Chris McCandless, “Na Natureza Selvagem”

Os seis pratos mais sádicos de todo o Mundo