Três ilusões de ótica que irão te deixar boquiaberto

É incrível como nossa mente pode facilmente nos enganar e é exatamente isso que irá acontecer com você também assim que assistir esse vídeo até o final. São apenas 2 minutos onde você irá se perguntar várias vezes o que é real e o que é ilusão:
Uau! Confesso que assisti umas três vezes. E a razão pela qual você foi enganado é que ficamos confusos quando nosso mundo tridimensional é “convertido” para duas dimensões. Nós percebemos objetos próximos utilizando a visão binocular (quando ambos os olhos são usados em conjunto), que depende do ângulo entre nossos olhos e o objeto. Quando você cria uma imagem de um objeto que é cuidadosamente distorcida para igualar esse ângulo, nosso cérebro é enganado e pensa que está vendo um objeto real quando na verdade é uma representação plana. Foi exatamente isso que aconteceu nesse vídeo.
Quer outro exemplo? OK!
Nosso cérebro é muito, muito fácil de ser enganado. Até mesmo na maneira que vemos as cores. Preste atenção nessa imagem abaixo – você vê uma espiral azul e outra verde?
ilusão de ótica espirais
E se eu te falar que as duas espirais têm a mesma cor?
Se você abrir essa imagem no Photoshop/Illustrator/etc e usar a ferramentaEyedropper (ou até mesmo criar dois quadrados e colorir um com o “azul” e o outro com o “verde”) esse será o resultado:
ilusão de ótica espirais
Whaat?! Incrível. Ambos são verdes com um splash de azul (0, 255, 150 em RGB). A razão pela qual vemos duas cores é que nosso cérebro julga a cor de um objeto baseado nas cores adjacentes. Se você prestar atenção novamente verá que as listras laranjas não passam pela espiral “azul”, enquanto a rosa não passa pela espiral “verde”. Veja um zoom pra deixar mais claro:
ilusão de ótica espirais
Viu? E por mais que você olhe de novo, force os olhos, fique vesgo… não adianta. Só a tecnologia mesmo pra provar que as cores são iguais. Cérebro teimoso!
Pois é pessoal, hoje aprendemos que você não pode confiar em tudo que vê, mesmo que seja com seus próprios olhos. Mas fique de olho no Zunkabitz! Aqui você pode confiar no que lê :D

Comentários

Postagens mais visitadas