Primeiro homem totalmente biónico anda, fala e respira (com video)

Primeiro homem totalmente biónico anda, fala e respira (com video)




Não é humano, mas anda, fala e até tem um coração a bater – Conheça o primeiro homem totalmente biónico do mundo.

Como o monstro Frankenstein, improvisado a partir de uma mistura de partes do corpo, o homem biónico é um amálgama das próteses humanas mais avançadas – desde membros robóticos até órgãos artificiais e um sistema circulatório de bombeamento de sangue.

Os roboticistas Rich Walker e Matthew Godden montaram o homem biónico com órgãos artificiais doados por laboratórios de todo o mundo.

“O nosso trabalho era montar uma grande coleção de partes do corpo, transformando essas peças num homem biónico”, disse Walker em entrevista. Mas o processo foi complicado. “Você geralmente coloca uma parte protética num ser humano que não tem essa parte, mas nós não tínhamos nenhum ser humano – nós construímos um para colocar os componentes protéticos”

O robô custou quase US$ 1 milhão a ser construído, e embora tenha uma precisão e variedade incrível de movimentos, de vez em quando ainda deixa cair a bebida de um copo. ”Ele não é o melhor bartender do mundo”, afirma Walker.


O robô ostenta um par de tornozelos e pés robóticos projetados por Hugh Herr, do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), que perdeu as suas próprias pernas depois de ficar preso numa tempestade de neve durante a adolescência.

Para apoiar as suas pernas protéticas, o homem biónico usa um exoesqueleto robótico chamado “Rex”, feito pela Rex Bionics, na Nova Zelândia. O seu estranho jeito de caminhar torna-o ainda mais Frankestein do que nunca, como pode ver no video.

O homem biónico também usa um conjunto quase completo de órgãos artificiais, incluindo um coração, pulmões, traqueias, pâncreas, baço, rins e um sistema circulatório funcional.

O coração artificial, feito pela SynCardia Systems em Tucson, EUA, foi implantado em mais de 100 pessoas para substituir os seus corações doentes enquanto esperavam por um transplante, disse Walker. 

O sistema circulatório, construído pelo pesquisador médico Alex Seifalian, da University College of London, consiste em veias e artérias feitas de um polímero usado para criar órgãos sintéticos. Embora não seja ‘completo’, o cérebro do homem biónico pode imitar algumas funções do cérebro humano. 

De igual forma, ele tem uma prótese de retina que pode restaurar a visão limitada de pessoas cegas e faz também uso de um implante coclear, assim como de sistemas de reconhecimento e produção de voz e fala.

O homem biónico simula com sucesso cerca de 2/3 do corpo humano. Mas ele não tem alguns órgãos importantes, incluindo o fígado, estômago e intestinos, que ainda são demasiado complexos para serem reconstruídos em laboratório.

Em suma, o homem biónico traz à tona algumas questões éticas e filosóficas: A criação de algo tão humanóide ameaça as noções do que significa ser humano? Até onde podemos melhorá-lo? [LiveScience]
- See more at: http://www.ciencia-online.net/2013/10/primeiro-homem-bionico.html#sthash.ji9TuQkc.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas