Audiência da TV e o Mundo das Celebridades » Afiliada da Globo é punida após exibir despedida de jornalista;


Jornalista Lasier Martins
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) acolheu nesta quinta-feira, 17, denúncia apresentada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-RS) contra o jornalista Lasier Martins, o PDT e o Grupo RBS. Em caráter liminar, a emissora de TV deverá retirar o vídeo da notícia do desligamento do profissional da empresa para concorrer ao senado. O conteúdo, exibido durante o ‘Jornal do Almoço’, foi considerado propaganda eleitoral antecipada.
“Estou aqui para me despedir do Jornal do Almoço e da RBS, uma decisão totalmente voluntária. Para enfrentar um novo desafio, um projeto político eleitoral, no ano que vem”, disse o jornalista durante seu comentário diário no noticiário. Lasier deixou a carreira de 27 anos como apresentador e comentarista da RBS TV após filiar-se ao PDT para concorrer a senador. De acordo com o Terra, para a Procuradoria Eleitoral, o conteúdo transgrediu o artigo 36 da Lei das Eleições, que determina que propaganda eleitoral só é permitida após o dia 5 de julho do ano do pleito. Enquanto aguarda o julgamento, a RBS TV deverá retirar o vídeo de despedida do jornalista de seus veículos. Caso sejam condenados, terão de pagar multa.
Confira abaixo a despedida:
Em nota, o Grupo RBS informa que “respeita a opção de seus colaboradores que decidem concorrer em eleições, mas não aceita qualquer vínculo ou compromisso com candidaturas eleitorais”. A empresa apresentará sua defesa. Com base no Guia de Ética da emissora, o afastamentos das câmeras e microfones é exigido tão logo o veículo tome conhecimento de intenções eleitorais.

Comentários

Postagens mais visitadas