Combustão Humana Espontânea

Inúmeros relatos de combustão humana espontânea foram descritos desde o século XVI, entretanto existe um grande lacuna de evidências científicas que comprovem tal fenômeno.

Recentemente um caso ocorrido na Irlanda, volta a intrigar os especialistas em medicina forense...
 
Um médico legista da Irlanda afirmou que um homem que morreu queimado dentro de casa foi vítima de uma combustão espontânea - possivelmente o primeiro caso deste tipo na Irlanda.

*Imagem ilustrativa, fonte: Google imagens
 
Michael Faherty, de 76 anos, morreu em sua casa em Galway no dia 22 de dezembro de 2010. O corpo carbonizado foi encontrado com a cabeça virada para a lareira.

Contra as suspeitas, o legista de West Galway, Ciaran McLoughlin, disse em uma audiência na Justiça do país, que o incêndio não foi a causa do fogo que matou Faherty.

McLoughlin disse também que não há indícios de incêndio criminoso.

O fogo ficou restrito à sala de Faherty e os únicos danos ocorreram no corpo da vítima - que ficou totalmente queimado -, no teto logo acima de onde ele estava e o chão onde o corpo estava.

O legista afirmou que foi a primeira vez em 25 anos de carreira que deu um parecer de combustão espontânea. McLoughlin disse ter consultado livros sobre o assunto e feito pesquisas para esclarecer a causa da morte.

O especialista forense afirmou ter encontrado informações sobre combustão espontânea em um livro, e notou que estes casos quase sempre ocorrem perto de uma lareira ou de uma chaminé.

"O incêndio foi totalmente investigado e minha conclusão é de que se encaixa na categoria de combustão humana espontânea, para o qual não há uma explicação adequada", afirmou o especialista.

*Assista este excelente vídeo que faz parte de um documentário realizado pela Natgeo, onde são descritos vários supostos casos de combustão humana espontânea:
  

Comentários

Postagens mais visitadas