Fobia medo exagerado...


Fobia medo exagerado...

Medo irracional, exagerado e persistente, de algum objeto ou situação. A exposição ao estímulo fóbico invariavelmente gera ansiedade extrema, medo e podem ocorrer ataques de pânico. 

A maioria dos fóbicos tem a noção de que este medo é exagerado, mas incontrolável.



Existem vários tipos de fobias específicas:

Fobias de insetos e outros animais geralmente começam na infância, bem como as fobias de insetos, bichos, animais, tempestades e outros estímulos ambientais, túneis e pontes.

Fobias de situações também se desenvolvem em adultos como por exemplo fobia de voar após um vôo particularmente turbulento e aterrorizante.

Fobias sociais geralmente se desenvolvem na adolescência, algumas vezes após um episódio social embaraços. No entanto, muitas pessoas com fobias sociais relatam um sentimento geral de desconforto em várias situações sociais durante toda sua vida.

Sintomas

Medo excessivo descontrole e sintomas de ansiedade: taquicardia, sudorese, medo paralisante, sensação de que vai desmaiar, angústia, aversão, pânico, entre outros.

Tratamento

Uso temporário de medicamentos para diminuir os sintomas de ansiedade e psicoterapia.

Existe um tratamento adequado para fobias que é um tipo de terapia comportamental cognitiva chamada “terapia de exposição”. É um método bastante eficaz, que vem conseguindo controlar em média 75% dos casos. Esse é um dado do Instituto Nacional de Saúde  Mental. Na terapia de exposição, o individuo é exposto, num ambiente seguro e controlado, ao seu objeto ou situação provocadora de medo. Isto é feito de forma gradual. Combinada com técnicas de relaxamento, esta terapia é muito eficaz e proporciona ao individuo um sentimento de controle.

Além do tratamento médico, que é essa terapia de exposição, existem algumas estratégias que podem ajudar a ultrapassar as fobias. Essas estratégias podem ser usadas no dia-a-dia, seja em casa, no trabalho  ou no ambiente em que o paciente apresente o medo ou aversão à alguma coisa. Existem muitas práticas que podem ser feitas por si mesmo, ou seja, pelo próprio paciente. No tratamento para pânicos, evite fumar e ingerir produtos com cafeína, pois acentuam os ataques de pânico. Tenha também cuidado com medicação que contenha estimulantes, como comprimidos de dieta.
Essas foram apenas algumas dicas de tratamentos para fobias. Conversando com um ou mais especialistas no assunto você pode obter um vasto conhecimento sobre o assunto, inclusive conseguir driblar essa fobia que está presente em sua vida ou na vida de algum conhecido.

                      Veja este vídeo e entenda mais sobre: fobia





http://biopsicosaude.blogspot.com.br/2012/10/fobia-medo-exagerado.html

Comentários

Postagens mais visitadas