Como saber se o seu vizinho está roubando sua Internet


Redes de Internet sem fio são uma realidade cada vez mais comum nas casas dos brasileiros atualmente. Viáveis através de roteadores, as redes fornecem comodidade aos usuários, que podem conectar todos seus aparelhos, como notebooks, smartphones e outros, ao mesmo tempo em um determinado ambiente.

ladrao00 
Seu vizinho está roubando sua Internet? (Foto: Divulgação)

Acontece que o sinal do roteador tem um alcance longo. Ou seja, sua rede, caso não seja bloqueada, pode ficar disponível aos vizinhos próximos.

O problema, no entanto, é que quando alguém consome sua banda, você começa a ter dificuldades para navegar e para fazer downloads de arquivos. Há uma significativa piora na qualidade da navegação.

Felizmente, existem algumas técnicas que permitem ao usuário não só identificar o possível ladrão, como, também, desconectá-lo e impedi-lo de usufruir da sua rede.

Um método simples, porém não tão seguro, é olhar as luzes do seu roteador. Para isso, desligue todos os computadores e dispositivos Wi-Fi que você tenha em casa e observe o comportamento do aparelho. Se as luzes continuarem piscando, provavelmente tem alguém usando a sua rede.

Contuso, esse método não é tão eficiente. Se o seu vizinho estiver utilizando pouca banda, é possível que você nem perceba a oscilação do Led.

Outra técnica um pouco mais complexa consiste em acessar o painel de controle do seu roteador e verificar quais são os computadores que estão conectados. No painel de controle pesquise por: “Minha rede”, “My network”,  “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante. Você encontrará uma tabela semelhante a essa:

ladrao01Painel de controle do roteador (Foto: Divulgação)

Na tabela estão listados os dispositivos conectados à rede. Se você tem dois computadores em casa e encontrou cinco na lista, é provável que sua Internet esteja sendo roubada.

Uma terceira opção é encontrar programas específicos para listar os usuários e computadores conectados à sua rede.

Estou sendo roubado. O que fazer?

Se você encontrou muitos computadores na sua rede, o primeiro passo é protegê-la com senha. Aqui no Techtudo você aprende a configurar o seu roteador D-Link ou Linksys para deixar sua rede fechada.
É importante não usar senhas fáceis de identificar, tais como datas de aniversário, números de telefone, entre outros. Utilize sempre caracteres especiais e uma mistura de letras e números.

Outra opção é usar um cadastro de endereços MAC com o roteador. Nesse caso, você terá de conhecer os endereços de todos os aparelhos que você deseja conectar na sua rede. Geralmente, os aparelhos eletrônicos dotados de rede sem fio vem com o endereço MAC numa etiqueta colada no aparelho ou no manual, junto com o símbolo da Anatel.

Comentários

Postagens mais visitadas