10 Coisas Que Você Provavelmente Não Sabia Sobre O Aço


Há muitas coisas que fazem parte do nosso cotidiano que nos parecem tão comuns a ponto de não nos questionamos sobre elas. Mas, de vez em quando, bate um espírito investigativo científico, meio de programa infantil estilo “Mundo de Beakman”, e começamos a nos perguntar o que são determinadas coisas e como funcionam. Movidos por essas inquietações, decidimos trazer para vocês uma lista com 10 coisas que você provavelmente não sabia (ou nunca se perguntou) sobre o aço.  


1 – O aço é a mais usada liga metálica proveniente do ferro, que, por sua vez, é o elemento químico mais usado da indústria, o que faz do aço a liga metálica mais importante da atualidade. 

– Além de ferro, o aço é uma liga composta por outros elementos que podem ser metálicos e não metálicos, sendo o principal deles o carbono. É seu percentual de carbono que determina sua maleabilidade e resistência: quanto mais carbono, mais dura será a liga, determinando, por exemplo, se o aço é mais próprio à fabricação de fios ou barras. 98% ou mais da composição do aço comum restringe-se a ferro e carbono.

3 – Além de sua composição química, a modelagem do aço também interfere em sua aplicabilidade. Tubos de aço quadrados são usados em aplicações que demandam maior resistência, como maquinários industriais. O mesmo é válido para os tubos de aço retangulares. Já os tubos industriais redondos são usados em indústrias mais leves, como as de brinquedos ou móveis, que demandam menos resistência estrutural. 

4 – O ramo da metalurgia (ciência ligada ao manuseio e tratamento dos metais e sua ligas) dedicado à fabricação do aço é a siderurgia. O índice de desenvolvimento da indústria siderúrgica de um país é considerado um indicador de desenvolvimento econômico devido ao papel central do metal na economia e infraestrutura. 

5 – Apesar de muito importante na história mais recente da humanidade, o aço não é exatamente uma novidade: por volta de 900 a.C. os egípcios já dominavam determinadas etapas de sua produção. Eles usavam o aço principalmente para fazer facas e espadas.

6 – Graças a sua versatilidade e propriedades o aço foi um elemento fundamental à Revolução Industrial, mas nem por isso tornou-se datado. Por agredir pouco o meio ambiente e ser altamente reciclável, ele adequa-se totalmente às necessidades atuais da indústria, sendo por isso uma matéria-prima ecologicamente correta. 

7 – A maior façanha humana de levantamento de peso com a língua – segundo o Guinness Book, o livro dos recordes – pertence a Briton Thomas Blackthorne, que levantou um caixote de aço cheio de macarrão pesando 12 quilos. 


8 – Ainda sobre feitos humanos envolvendo aço, Chad Netherland, eleito pelo Guinness Book como homem mais forte do mundo dez vezes na categoria artes marciais e força, é capaz de dobrar barras de aço, pregos e frigideiras, dentre outras coisas bem resistentes.

– Pensa que a lista de façanhas acaba por aí? Pois saiba que há quem coma aço! Michel Lotito, nascido em 1950, recebeu do Guinness Book o título de detentor da dieta mais estranha do mundo. Desde 1959 ele se habitou a comer vidro e metais (dentre os quais o aço). Em 1997 Michel já havia comido quase nove toneladas de metal.

10 – A montanha russa mais íngreme do mundo feita em aço – a Takabisha – fica num parque de diversões da cidade de Fuji Yoshida, Japão, e foi construída em 2011. A inclinação desta montanha russa é de 121 graus por 3,4 metros, sua maior torre está a 43 metros do solo e seus carrinhos viajam numa velocidade de 100 km/h. O nome Takabisha significa “carro que voa alto”.

Comentários

Postagens mais visitadas