Talheres com texturas afetam o sabor dos alimentos


Talheres-textura-alteram-sabor-comida-d
Por Christina Ortiz | Fonte: Dezeen
Por algum motivo, ainda me lembro de como era ser alimentada com uma colher quando era bebê. Talvez tenha alguma coisa a ver com a sensação tátil de uma colher com um revestimento especial para os dentes de leite. Por um breve momento, lembrei-me dessas colheres quando vi o projeto “Talheres como Estímulo Sensorial”, do estudante de design Jinhyun Jeon.
O designer se inspirou em uma condição neurológica chamada sinestesia, que faz com que cada sentido afete ou seja ativado por outro. Por exemplo, determinados odores fazem uma pessoa com sinestesia enxergar uma cor específica.
Os talheres criados para esse projeto foram feitos para sustentar a tese sobre a relação entre o sabor dos alimentos e as sensações táteis dos utensílios usados para consumi-los. A mesa com garfos e colheres mais parece uma exposição futurista de talheres alienígenas. As colheres são revestidas por diferentes tipos de texturas e cores, de pontas rugosas a cerâmica rosa lisa.
Também variam em peso, volume e forma. Segundo Jeon, as cores mais quentes, como o vermelho, aumentam o apetite, e texturas diferentes estimulam o sentido do tato na boca, o que pode afetar o sabor dos alimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas