Papel se transforma em tela interativa


Papel-interativo-tinta-laser-discovery-noticias
Qualquer pessoa que trabalhe à distância com outros colegas se depara com os limites do software colaborativo. Às vezes, você gostaria que todos estivessem, literalmente, na mesma página. Um grupo da Universidade de Tóquio criou uma possível solução feita com papel.
"A ideia é computar no papel” explicou o pesquisador Tomoko Hashida à DigInfo TV durante uma demonstração da nova tecnologia. "No futuro, várias pessoas poderiam criar, à distância, um documento como no Google Docs, usando papel de verdade".
Inicialmente, Hashida e seus colegas do Laboratório Naemura pesquisaram tecnologias baseadas em papel já existentes, e consideraram a ideia promissora. Projeções sobre papel só podem ser visualizadas no escuro, e canetas digitais ainda não permitem que os usuários acessem os desenhos feitos no computador diretamente no papel.
Os pesquisadores japoneses desenvolveram um sistema que permite que os desenhos feitos em papel sejam alterados em tempo real por mais de um colaborador. Os participantes podem desenhar, apagar e copiar os conteúdos. O sistema utiliza papel revestido com um material fotocromático inteligente, que muda de cor quando a luz se altera. Um projetor de dispositivo digital de microespelhos de alta resolução imprime as imagens sobre papel.
Em seguida, uma caneta esferográfica contendo tinta termossensível é usada para desenhar sobre papel. Os traços podem ser apagados com um laser. Segundo Don Kennedy e Ryo Osuga, da DigInfo TV, a tinta pode ser apagada com um nível de precisão equivalente a 0,0009 polegadas.
Esse tipo de tecnologia colaborativa pode ser incrivelmente frutífera, sobretudo para artistas, embora escrever dessa forma pareça algo quase tão mágico como o diário de Tom Riddle nos filmes de "Harry Potter". Com essa interação baseada em papel, todos saberão quem está segurando as outras canetas.
Foto/Vídeo: DigInfo TV

Comentários

Postagens mais visitadas