Sutiã inteligente detecta câncer de mama mais cedo


Sutia-inteligente-detecta-cancer-mama-prevencao-discovery-noticias
Sutiã identificou tumores com 90% de exatidão - Foto: Divulgação
O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres, tanto em países desenvolvidos como em vias de desenvolvimento. Também é o câncer diagnosticado com mais frequência, e seu diagnóstico precoce é essencial. Quando detectado nas fases iniciais, a taxa de sobrevivência é de 80% nos primeiros cinco anos.
Para proporcionar uma detecção ainda mais precoce, a First Warning Systems, uma empresa de Nevada (EUA), desenvolveu o sutiã BSE (sigla em inglês para “autoexame de mamas”), que possui sensores integrados nos bojos. Esses sensores detectam variações sutis de temperatura na superfície dos seios, indicando o possível desenvolvimento de um tumor.
As variações de temperatura nos seios são causadas pelo crescimento de vasos sanguíneos que abastecem de sangue o tecido cancerígeno. Segundo a empresa, esses vasos apresentam variações de temperatura que permitem detectar um tumor vários anos antes de se tornar visível em uma mamografia.
Nos três testes clínicos conduzidos com 650 mulheres de todas as idades, o sutiã identificou a formação de tumores com 90% de exatidão, um nível de precisão muito maior que o de uma mamografia tradicional.
As informações registradas pelo sistema de monitoramento não-invasivo são transferidas por conexão sem fio a um computador ou dispositivo móvel, e podem ser publicados na internet para análise posterior.
A First Warning Systems já possui as patentes necessárias para comercializar o sutiã BSE no mercado europeu já no ano que vem; dependendo da aprovação da FDA, a agência norte-americana que controla alimentos e remédios, ele deve chegar aos Estados Unidos em 2014. O custo do produto ainda não foi divulgado.

Comentários

Postagens mais visitadas