DIÁRIO INSANO: Doença rara faz com que o couro cabeludo pareça um cérebro



Esta é uma foto de um homem com uma doença rara chamada Cutis verticus gyrata. Ela provoca dobras no couro cabeludo, que começa a se assemelhar a um cérebro. Este não é ainda o exemplo mais extremo - Eu cometi o erro de pesquisar a doença e há imagens muito mais fortes. 

 O problema foi diagnosticado pelos médicos quando o jovem completou 19 anos. A doença rara chama-se ‘Cutis verticis gyrata’ e faz com que o couro cabeludo tenha a aparência de um cérebro. O jovem, agora com 21 anos, não tem qualquer complexo com a sua condição, não pretende disfarçá-la, nem sequer se preocupa em ocultá-la, com um boné. 

 O brasileiro de 21 anos não foi submetido a qualquer intervenção cirúrgica, uma vez que esta doença rara não apresenta qualquer malefício para a saúde: apenas a mudança da aparência do seu couro cabeludo, muito parecido com um cérebro. 

 Os médicos brasileiros explicam que esta doença se revela como uma alteração na forma da pele, na cabeça, apenas. Não provoca qualquer dor ou problemas para o paciente, de acordo com informação divulgada pelo The New England Journal of Medicine. 

O jovem fez uma biopsia, na zona do couro cabeludo, que provou que não há alterações morfológicas na zona afetada. Os sulcos que se assemelham a um cérebro, precisamente no couro cabeludo, são apenas uma doença dermatológica. 

 A ‘Cutis verticis gyrata’ é rara e surge quase sempre em doentes com problemas do foro psiquiátrico, como esquizofrenia, o que não é este caso. Karen Schons, dermatologista que acompanhou o paciente, revela que o jovem "não tem sequer o hábito de cobrir a cabeça com chapéu" e convive bem com a sua doença. 

Não está previsto qualquer tratamento, apesar de existirem métodos cirúrgicos que corrigem estas deformações. No entanto, esses métodos não são adequados e sujeitam os pacientes a intervenções com efeitos secundários.

Comentários

Postagens mais visitadas