WI-FI vê movimento através de paredes


WI-FI vê movimento através de paredes

Foto: iStockphoto
Seu roteador Wi-Fi é útil em vários situações, seja para buscar informações na internet ou interagir com outras pessoas. Agora, pesquisadores da Universidade College de Londres criaram um detector que usa uma rede sem fio para detectar movimentos através de uma parede de tijolos de 30 centímetros de espessura.
Como explica a Popular Science, sinais de rádio Wi-Fi estão presentes em 61% das residências do país. Os pesquisadores Karl Woodbridge e Kevin Chetty desenvolveream um dispositivo do tamanho de uma maleta, que usa esses sinais e o efeito Doppler para detectar movimentos. O efeito Doppler ocorre quando uma onda de rádio repercute em um objeto em movimento, alterando a frequência da onda.
O dispositivo lê essas alterações de frequência e calcula não só quando um objeto está se movendo, mas também sua velocidade, localização e direção. Por exemplo, se uma pessoa se move na direção de uma fonte Wi-Fi, a frequência das ondas aumenta; se a pessoa se afasta, a frequência diminui.
Apesar de todas essas leituras de onda e alterações de frequência, o dispositivo em si não emite nenhuma onda, impossibilitando sua detecção. Seu uso mais interessante seria para fins de segurança, como varredura de edifícios em situações com reféns e localização de rebeldes em zonas de conflito.
Woodbridge e Chetty esperam ajustar o dispositivo para incluir a capacidade de captar movimentos sutis, como o movimento do tórax durante a respiração, para detectar uma pessoa mesmo que esteja imóvel.
Crédito: Kevin Chetty / Universidade College London

Comentários

Postagens mais visitadas