Chegou o médico robótico

Chegou o médico robótico

Já ouvimos falar de seu potencial para animar um quarto. Também sabemos como podem ser de grande consolo para alguém que está em seu leito de morte. Agora, os robôs estão prestes a conquistar um novo tipo de cama: o leito de hospital.
A InTouch Health e a iRobot estão lançando seu novo robô médico, o RP-VITA (sigla de Remote Presence Virtual + Independent Telemedicine Assistant, ou Presença Virtual Remota + Auxiliar de Telemedicina Independente).
O RP-VITA será conectado à nuvem, terá acesso ao histórico médico dos pacientes e tem entradas especiais para equipamentos de diagóstico, como otoscópio e ultrassom. Também terá navegação autônoma, se o FDA aprovar a patente. O robô também é equipado com o mais moderno estetoscópio eletrônico, uma tela de vídeo e é controlado por um iPad.
"O RP-VITA vai revolucionar a telemedicina de precisão, e se tornará um marco para diversas aplicações e novos usos clínicos. O RP-VITA é uma plataforma que otimizará imediatamente os modelos existentes de assistência médica, e por meio de novas colaborações e recursos, criaremos inovações clínicas jamais sonhadas", declarou o presidente e CEO da  InTouch Health, Dr. Yulun Wang, em um release de imprensa.
Como muitos hospitais enfrentam a pressão de reduzir despesas operacionais sem comprometer o atendimento, espera-se que o RP-VITA aumente o alcance e a eficiência dos profissionais de saúde.
"O RP-VITA permite o cuidado remoto do paciente e o controle pró-ativo da situação, como se eu mesmo estivesse lá”, afirmou o Dr. Jason Knight, diretor do Hospital Infantil do Programa de Transporte do Condado de Orange e professor-assistente da Universidade da Califórnia em Irvine. “O robô é tão fácil de usar que posso esquecer da tecnolgoia e me concentrar apenas nos cuidados clínicos”.
Fonte e crédito da foto: iRobot

Comentários

Postagens mais visitadas