Morre Neil Armstrong, a lenda da Apollo


Neil Armstrong
Foto: NASA
Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua e lenda dos voos espaciais, morreu aos 82 anos de idade. Segundo um comunicado da família, Armstrong sofreu complicações após "procedimentos cardiovasculares." Ele foi submetido a uma cirurgia de ponte de safena no início deste mês, dois dias após seu aniversário, em 5 de agosto.
A declaração afirmou que Armstrong era um "um relutante herói americano, que sempre acreditou estar apenas fazendo seu trabalho. Ele serviu seu país com orgulho, como piloto de caça da Marinha, piloto de testes e astronauta. Também encontrou o sucesso empresarial e acadêmico em sua Ohio natal, e se tornou um líder comunitário em Cincinnati".
Em 20 de julho de 1969, Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua, marcando o evento histórico com sua famosa frase: "Este um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade". Ele foi o primeiro de apenas 12 astronautas das missões Apollo a realizar esta façanha. Somente oito dos astronautas que caminharam sobre a Lua ainda estão vivos atualmente.
Armstrong foi comandante da missão, e 20 minutos depois de pousar, o  piloto do módulo, Edwin"Buzz" Aldrin, juntou-se a ele na empoeirada superfície lunar. Michael Collins, piloto do módulo de comando, permaneceu em órbita ao redor do satélite.
A Apollo 11 foi a missão final de Armstrong no espaço. Um ano depois, ele deixou a NASA, tornando-se professor de engenharia na Universidade de Cincinnati, cidade onde viveu com sua esposa Carol.
Embora fosse um homem reservado, o ex-astronauta costumava tecer críticas sobre a NASA e seu futuro, defendendo um retorno à Lua e eventuais missões tripuladas para Marte, façanha que julgava ser um "desafio digno" para a humanidade. Armstrong também inaugurou o novo Telescópio Discovery Channel no Observatório Lowell, nos arredores de Flagstaff, Arizona, em julho deste ano. O evento, em que promoveu a ciência e a tecnologia, foi uma de suas últimas aparições públicas.
Buzz Aldrin também honrou a memória de seu companheiro da Apollo 11, destacando sua amizade e o fato de ter sido um "verdadeiro herói americano e o melhor piloto que já conheci".
"Sempre que observo a Lua, lembro-me daquele momento de mais de quatro décadas atrás, quando percebi que apesar de estarmos mais longe da Terra do que dois seres humanos jamais estiveram, não estávamos sozinhos", disse Aldrin.
O presidente Barack Obama homenageou o astronauta, dizendo que quando Armstrong levou a Apollo 11 à Lua, levou consigo as aspirações de uma nação. "Hoje, o espírito de descoberta de Neil subsiste em todos os homens e mulheres que dedicaram a vida a explorar o desconhecido - incluindo os que se esforçam para que possamos ir mais alto e mais longe no espaço", disse Obama em um comunicado da Casa Branca. "Seu legado perdurará, com o exemplo de um homem que nos ensinou o enorme poder de um pequeno passo”.
O administrador da NASA, Charles Bolden, também lembrou Armstrong: "Enquanto houver livros de história, Neil Armstrong fará parte deles, e será lembrado por dar o primeiro passo da humanidade em direção a um mundo distante do nosso. Além de ser um dos maiores exploradores da América, Neil portava-se com dignidade e humildade, um exemplo para todos nós. Quando o Presidente Kennedy desafiou a nação a enviar um homem à Lua, Neil Armstrong aceitou sem hesitar. Entramos na próxima era da exploração espacial sobre os ombros de Neil Armstrong. Lamentamos a morte de um amigo, de um colega astronauta e de um verdadeiro herói americano".
O Twitter bombou com homenagens a Armstrong e imagens do espaço em memória do comandante da Apollo 11. Elon Musk, CEO da Space Exploration Technologies (SpaceX), empresa de voos espaciais comerciais, postou a seguinte mensagem: “Neil Armstrong foi um herói para toda a humanidade. Seu espírito nos levará para as estrelas". O astronauta americano Clayton Anderson também tuitou: "Um homem lendário, com um legado maravilhoso. Um verdadeiro herói americano. Vá com Deus. A Águia realmente pousou. Descanse em paz, senhor”.
A declaração da família de Armstrong terminou com um pedido: "Para os que perguntaram o que podem fazer para honrar Neil, temos um pedido simples. Honrem seu exemplo de serviço, dedicação e modéstia, e na próxima vez em que caminharem em uma noite clara e virem a lua sorrindo para vocês, pensem em Neil Armstrong e pisquem para ele”.
Em resposta à declaração, o Twitter foi inundado com tributos usando a hashtag #WinkAtTheMoon (“Pisque para a Lua”).

Comentários

Postagens mais visitadas