Esclarecendo a Ilusão da Bailarina que gira « ALEH Blog

A Ilusão da Bailarina é uma ilusão ótica popular que tem até seu próprio verbete da Wikipedia. A ilusão é a seguinte:
A ilusão foi criada pelo web designer Nobuyuki Kayahara e a pergunta é a seguinte: “Em qual direção a dançarina está girando?” Ou seja, a dançarina está girando no sentido horário ou anti-horário?
Se o pé que toca o chão é percebido como o pé esquerdo, a dançarina parece estar girando no sentido horário (se visto de cima) e, se ele é considerado o pé direito, então ela parece girar no sentido anti-horário.
Um gráfico legal que ilustra como a dançarina pode ser observada girando em qualquer direção é mostrado abaixo. Simplesmente acrescentando algumas linhas na imagem original, você pode dar uma orientação diferente para a bailarina. A imagem da esquerda mostra a dançarina girando no sentido horário, enquanto a imagem da direita mostra a dançarina girando no sentido horário.
Na verdade, é possível perceber que são necessárias menos linhas para definir em que direção a bailarina está rodando. A solução para se conseguir ver a bailarina a rodar para ambos os sentidos possíveis da sua rotação sem dificuldade, está na inclusão dos dados visuais que a imagem tem em falta, para que se possa determinar, sem qualquer sombra de dúvida, a profundidade na representação do seu corpo, e assim eliminar a ambiguidade que produz o efeito da ilusão de ótica.
A Ilusão da Bailarina com uma pista visual na perna para a fixar facilitando a percepção da rotação no sentido contrário aos ponteiros do relógio. A pista indica a perna fixa como sendo a direita "R" right.
A Ilusão da Bailarina com uma pista visual na perna para a fixar facilitando a percepção da rotação no sentido dos ponteiros do relógio. A pista indica a perna fixa como sendo a esquerda "L" left.

Comentários

Postagens mais visitadas