Tornados frequentes sinalizam mudança em correntes de jato

Tornados frecuentes símbolo de cambio en la corriente en chorro 
Destruição causada por um tornado em Joplin, Missouri, Estados Unidos, no dia 23 de maio de 2011. Crédito: NOAA
Segunda, 6 de junho de 2011
O número incomum de ocorrências de tornados violentos este ano pode indicar alterações em grande escala na corrente de jato.
John Harrington Jr., professor de geografia da Universidade Estadual do Kansas, afirma que tornados intensos não são historicamente inéditos. Mas quando os eventos se sucedem com frequência – como o que devastou a cidade de Joplin, no Missouri, os múltiplos tornados no Alabama e os do noroeste de Massachusetts –, eles indicam que há alterações na corrente de jato.  
"O fato de isso acontecer em um mesmo ano e durante um período de tempo relativamente curto é incomum”, declarou Harrington em umcomunicado de imprensa da Universidade Estadual do de Kansas.
Nos Estados Unidos, a corrente de jato na atmosfera superior flui de oeste para leste sobre os estados do sul durante o inverno, e sobre os estados do norte durante o verão. Os tornados tendem a ocorrer com mais frequência durante os turnos de primavera e outono da corrente de jato.
"Temos bons precedentes históricos para eventos específicos sinópticos (em grande escala), mas eles estão começando a ocorrer simultaneamente com mais frequência. E isso é interessante, já que esse sistema atmosférico parece estar se tornando mais variável”, declarou Harrington.
Segundo o pesquisador, para que um tornado se forme nas Grandes Planícies, o ar úmido do Golfo do México deve encontrar padrões específicos de correntes de jato; sua elevação pode criar enormes nuvens de tempestade.
Como resultado, os ventos de baixa altitude do sul, os ventos de nível médio do sudoeste e os ventos de alta altitude do noroeste desencadeiam um sistema meteorológico rotatório. 
Uma nuvem de tempestade pode gerar tornados, mas estes fenômenos são muito difíceis de prever.
Os cientistas observam as correntes de jato para calcular a probabilidade de ocorrerem, mas não há como prever especificamente quando um tornado se formará.
"Infelizmente, em termos de perda de vidas e destruição, houve ocorrências demais este ano”, lamentou Harrington.

Comentários

Postagens mais visitadas