Jaqueta climatizada refresca e esquenta ao gosto do freguês

Untitled-1 
  
Crédito das fotos: Dharma Innovations
Sábado, 25 de junho de 2011
Quando Kranthi Vistakula se mudou do calor sufocante de Hiderabade, na Índia, para estudar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston, os invernos rigorosos da Costa Leste ofereceram uma recepção gelada ao jovem engenheiro.
Enfrentar as temperaturas abaixo de zero da cidade com várias camadas de roupas – que só podiam ser tiradas quando entrava nas salas de aula aquecidas – aborrecia Vistakula. Foi quando teve a ideia de criar uma jaqueta climatizada para todo tipo de clima, ajustável às temperaturas extremas.
Formado pelo MIT, ele é fundador e CEO da Dharma Innovations, em Hiderabade, que comercializa as jaquetas ClimaWare e outras peças high-tech. Elas permitem o controle do nível de conforto sem que o usuário precise acrescentar ou remover camadas de roupas.
"Nossos produtos podem ir de zero a 100 graus Celsius apertando-se um botão", disse Vistakula ao InnovationNewsDaily. "São quatro níveis de aquecimento e quatro de resfriamento, incluindo baixo, médio, alto e muito alto”.
6a00d8341bf67c53ef01538f458607970b-800wi
Apesar de ter criado protótipos robustos, pesando mais de 3 quilos, com ventoinhas motorizadas, tubos de aquecimento e fios elétricos, Vistakula optou por um design mais aerodinâmico. Para isso, recorreu a um dispositivo termoelétrico chamado placa de Peltier, que consiste na junção de dois metais diferentes. Quando uma corrente elétrica passar por essa junção, o metal de um lado aquece, enquanto o metal do outro lado esfria.
O chamado efeito Peltier também é usado para resfriar equipamentos eletrônicos, como laptops.
No entanto, dispositivos de troca de calor precisam de ventoinhas para dispersar o calor excessivo. Para solucionar o problema, Vistakula utilizou nanomateriais em uma versão reduzida do dispositivo, sem partes móveis, que é embutido nas placas leves de plástico no interior da jaqueta.
As placas são movidas a pilhas recarregáveis que duram até 8 horas com uma única carga. A jaqueta pesa pouco mais de meio quilo e pode manter as temperaturas internas entre 20 e 40 graus Celsius. Também é capaz de funcionar em temperatura ambiente a até 50 graus Celsius.
Além das jaquetas ClimaWare, a empresa também vende cachecóis, sapatos e capacetes para ciclistas, e também joelheiras e cotoveleiras terapêuticas que aquecem e esfriam. A equipe de 20 pessoas de Vistakula agora se dedica a desenvolver o "HaemoSave", um dispositivo que usa temperaturas enregelantes para controlar sangramentos, dores e inflamações durante emergências médicas.

Comentários

Postagens mais visitadas