Site de planetas em tempo real mostra fases da Lua e do Sol
27 de maio de 2011  12h57  atualizado às 13h59

comentários
50
Site, que já mostrava planetas em tempo real em três dimensões, agora permite visualização da posição da lua em todas as suas fases. Foto: Reprodução
Site, que já mostrava planetas em tempo real em três dimensões, agora permite visualização da posição da lua em todas as suas fasesFoto: Reprodução

LUÍS HENRIQUE VIEIRA
Solar System Scope (SSS), site criado por fãs de astronomia eslovacos e que mostra o espaço em 3D em tempo real, ganhou uma nova ferramenta. Chamada de The Season Scope, ela disponibiliza um telescópio que permite visualizar as estações e temporadas do Sol e da Lua (fase lunar) com detalhes. Isso quer dizer que agora é possível ver a posição lunar e solar atual a partir de 25 cidades do mundo com diversas informações em tempo real. Se você quer saber as posições em uma cidade que não consta na lista, é preciso apenas inserir as coordenadas geográficas da cidade para obter os dados.
Confira mais imagens do site clicando aqui
Essas informações incluem a posição do nascer do sol, do por do sol, fases lunares, duração do dia e outras, em gráficos. A ferramenta ainda mostra outros dados relacionados com o assunto, como: "Você sabia que quando a Lua está cheia, ela está diretamente oposta ao Sol?", "Você sabia que a Lua está no céu durante o dia e em algumas noites não vemos nenhuma Lua?".
O SSS tem agora sua versão paga - a Desktop Gadget. Ela pode ser baixada por US$ 12 e inclui também um "relógio natural" baseado no Sol, mais informações processadas graficamente (área iluminada da Terra e estações), e permite ver como vários astros funcionam ao mesmo tempo.
O líder da equipe do SSS, Mito Sadlon, disse ao Terra que as novidades são baseadas em ideias do designer gráfico do site. "Ele sempre quer saber as fases da Lua, se ela é visível ou quando será o por do sol. Procuramos por algo similar na web, mas só existiam tabelas feias", afirmou Sadlon.
Entre as novidades que estão por vir, Mito adiantou com exclusividade ao Terra que a versão em português está muito próxima de ser lançada. O idioma foi escolhido exatamente pela popularidade da ferramenta no Brasil. "Os brasileiros são nossos favoritos. São muitas reações positivas e já há gente usando o sistema na escola", disse Sadlon, se referindo ao objetivo inicial do SSS.
No futuro, o Telescópio poderá ser acoplado a qualquer outro site, aumentando a popularidade da "ferramenta de educação", promete a equipe.

Comentários

Postagens mais visitadas