NY: governo cria app para ajudar bêbados a voltarem para casa

Calculadora ajuda a medir a quantidade de álcool no sangue. Foto: Reprodução
Calculadora ajuda a medir a quantidade de álcool no sangue
Foto: Reprodução

O Departamento de Transporte da cidade de Nova York criou um aplicativo para iPhone e iPod touch que pretende reduzir a embriaguez ao volante. O app You the Man dá aos nova-iorquinos que beberam demais opções seguras para voltar para casa. Usando o GPS do aparelho, o programa encontra os pontos de táxi e estações de metrô mais próximas de onde o usuário embriagado está, e ainda ajuda a traçar uma rota de volta para casa.
O aplicativo também oferece games, como um jogo da garrafa que ajuda a definir quem será o motorista da noite e não poderá beber, e uma calculadora que ajuda a medir a quantidade de álcool no sangue e tenta sensibilizar o usuário sobre os efeitos causados pela bebida na capacidade de dirigir.
O app faz parte de uma campanha do Departamento de Transporte de Nova York para tornar as ruas mais seguras, e é voltada especificamente a pessoas entre 21 e 39 anos, que foram responsáveis por 63% dos acidentes relacionados ao álcool na cidade em 2008. "Chamar um táxi é o tipo de ligação de bêbado que não vai trazer arrependimentos aos vova-iorquinos no dia seguinte", afirma o comissário Janette Sadik-Khan em um comunicado de imprensa. O app é gratuito e está disponível para download no iTunes.

Comentários

Postagens mais visitadas